Os litorais Norte e Sul de São Paulo estão sofrendo com fortes tempestades desde a noite do último sábado (18). Os municípios de São Sebastião, Bertioga e Ubatuba estão em baixo d’água e já decretaram estado de emergência. De acordo com as autoridades, pelo menos 36 pessoas morreram. Centenas de pessoas ficaram feridas. desalojadas ou desabrigadas.
Além dessas cidades, Caraguatatuba, Ilha Bela, Guarujá, Santos, São Vicente e Itanhaem também reportaram danos provocados pelas chuvas.
Em São Sebastião, a cidade mais afetada pelos temporais, o Carnaval foi cancelado. A cidade tem diversos pontos de alagamentos, deslizamentos e desabamentos. Segundo relatório da prefeitura, pelo menos 50 casas desabaram na praia da Barra do Sahy, e há outras casas em risco. O município reportou mais cedo neste domingo (19) a morte de uma mulher de 35 anos e um bebe de nove meses.
O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), disse que dezenas de pessoas ainda estão sob escombros pela cidade.
Nas rodovias, trechos das rodovias Rio-Santos, Mogi-Bertioga e Tamoios foram interditados devido alguns pontos estarem bloqueados por deslizamentos de terra, queda de barreiras ou por crateras que se formaram no asfalto por rompimento de tubulações.
Segundo registros mais de 228 pessoas ficaram desalojadas e 338 desabrigadas após os temporais nas regiões. Há falta de água, luz e sinal de celular.
O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pediu ajuda às Forças Armadas para atuar nas operações de resgate e suporte às vitimas da região. Duas aeronaves, um HM-1 Pantera e um HM-4 Jaguar, com as respectivas equipes de busca e salvamento, foram enviadas pelo Exército. As equipes atuarão primeiro na cidade de São Sebastião visto que o município foi um dos mais afetados.
A PM relatou dificuldades nas operações com helicópteros por conta da chuva. Segundo a Defesa Civil, o volume de chuva nas últimas 24 horas superou o esperado para o mês em três das quatro cidades mais afetadas.
A região Sul de Ilhabela (SP) está em estado de atenção devido à forte chuva que caiu na cidade nas últimas horas, foram 336 milímetros, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
A cidade de Bertioga cancelou todas as atividades festivas da região em consequência dos temporais.
Fonte: DCM