Padre é preso após ser condenado por estuprar coroinhas em SP

O ex-padre Pedro Leandro Ricardo, de 56 anos, foi preso em Santa Bárbara D’Oeste (SP) para cumprir pena de dez anos e seis meses em regime fechado por abuso sexual. A condenação, transitada em julgado sem possibilidade de recurso, refere-se a crimes cometidos entre 2002 e 2006 contra três adolescentes e uma criança que atuavam como coroinhas na Paróquia São Francisco de Assis, em Araras.

Em nota, seu advogado Paulo Henrique de Moraes Sarmento informou que “Pedro Leandro Ricardo se apresentou […] em colaboração total com a Justiça” e que irá interpor “pedido de revisão criminal com esperança de conseguir alterar a situação de sua prisão”. O ex-religioso sempre negou as acusações, atribuindo-as a desavenças administrativas.

O juiz Rafael Pavan de Moraes Filgueira destacou na sentença que o acusado usava sua posição para escolher vítimas de famílias desestruturadas, sabendo que não seria questionado. Inicialmente a pena era de 21 anos, mas foi reduzida em 2024 pela prescrição de parte das acusações.

Em março de 2022, o Vaticano demitiu Pedro do estado clerical mediante processo canônico. Ele já estava afastado desde 2019 das funções na Basílica Santo Antônio de Pádua, em Americana.

Fonte: DCM

MST realiza a 24ª Feira da Reforma Agrária em Maceió, de 03 a 06/09, na praça da Faculdade

Em sua 24ª edição, a Feira da Reforma Agrária deve reunir cerca de 150 feirantes de todo o estado de Alagoas

Com o marco da mais antiga feira realizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em todo o país, Alagoas recebe a 24ª edição da Feira da Reforma Agrária, que será realizada entre os dias 3 e 6 de setembro, na Praça da Faculdade, na capital alagoana. Reunindo cerca de 150 feirantes de todas as regiões do estado, a Feira de 2025 tem a expectativa de comercializar cerca de 350 toneladas de alimentos.

Entre alimentos in natura e pequenos processados, a comercialização dos alimentos na Feira da Reforma Agrária já é um marco no calendário de feirantes e da sociedade que mora na região do bairro onde acontece a atividade desde sua primeira edição, ainda no ano de 1999.

Certamente esse é um momento muito especial para nós do MST, mas também para todo mundo que acredita no papel e na importância da produção de alimentos saudáveis em nosso estado”, destacou Margarida da Silva, da coordenação nacional do MST.

De acordo com Margarida, a Feira ao longo dos anos foi ganhando muito mais referência com a população maceioense. “Recebemos várias vezes o pedido da sociedade de que a Feira precisava ser permanente aqui em Maceió, com comercialização, atividades culturais e movimentando a cidade”, explicou a coordenadora que também integra a organização da Feira.

Seguindo a já tradicional dinâmica, os feirantes ocupam a Praça da Faculdade em quatro dias de atividades na capital, com comercialização das 6h às 22h todos os dias.

Nossa Feira apresenta para Maceió um pouco do que representa a produção dos acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária, com a possibilidade de que quem está na cidade possa comprar seu alimento direto das mãos de quem produziu no campo”, comentou Margarida.

Comercialização sob preço justo

A diversidade de alimentos frutos dos acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária contemplam uma variedade de produção organizada e impulsionada pelos camponeses e camponesas em todo o estado, como macaxeira, feijão, milho, inhame, batata, laranja, abóbora entre outros itens.

“Queremos aqui que a sociedade enxergue o papel e a potência da Reforma Agrária para a produção de alimentos saudáveis para chegar de maneira justa na mesa da cidade. Aqui quem vem comprar, pode conversar com quem plantou, saber onde e como o alimento foi produzido, sem atravessador, o que possibilita que o alimento chegue ainda mais barato do que é normalmente encontrado nos mercados convencionais”, explicou Margarida.

Festival cultural

Ainda como parte das atividades que ocorrem na “Feira, o MST realiza o Festival do MST: por Terra, Arte e Pão”, com uma programação gratuita de quarta até sábado, reunindo grupos, artistas e coletivos culturais de várias regiões de Alagoas.

As atividades acontecem todos os dias a partir das 18h, na Praça Central montada na Feira da Reforma Agrária, no bairro do Prado.

Fonte: MST

Bélgica vai reconhecer Estado Palestino na ONU e impor sanções contra Israel

A Bélgica confirma o reconhecimento do Estado da Palestina na ONU, com 145 países se unindo a essa iniciativa. Entenda as implicações.

Dos 193 membros da ONU, cerca de 145 países reconhecem ou pretendem reconhecer o Estado palestino ainda este mês.

A Bélgica irá reconhecer o Estado da Palestina na 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas, que começa em 9 de setembro em Nova York. A medida foi condenada pelo ministro da Defesa de Israel, Itamar Ben-Gvir, que falou na chegada de um “terrorismo na Europa”.

– A Palestina será reconhecida pela Bélgica na sessão da ONU. E sanções severas serão impostas ao governo israelense – comunicou nesta terça-feira o ministro das Relações Exteriores belga, Maxime Prevot, no X, que foi criticado por Ben-Gvir.

Para o israelense, a Europa se rendeu “às manipulações do Hamas” e por isso, acabará “experimentando o terror”.

– Os países europeus se deixaram levar pela ingenuidade e se renderam às manipulações do Hamas; [assim] acabarão vivenciando o terror – disse Ben-Gvir, acrescentando que “aqui em Israel, houve quem acreditasse nessas ilusões, tendo como resultados estupros, assassinatos e massacres. Em vez de recompensar o terror, o mundo livre deve se unir contra ele”.

ONU

Em julho, o presidente da França, Emmanuel Macron, declarou que o país reconhecerá o Estado da Palestina na Assembleia Geral da ONU. O mesmo foi feito, na sequência, pelo Reino Unido e Canadá. Austrália e Portugal também sinalizaram que poderão reconhecer o território durante a cúpula.

Dos 193 membros da ONU, cerca de 145 países reconhecem ou pretendem reconhecer o Estado palestino ainda este mês. Estados Unidos, Itália, Japão e Coreia do Sul estão entre os que não o reconhecem até o momento.

SANÇÕES

Sobre as sanções, Prévot disse que “sanções firmes” serão impostas contra o governo de Israel. Os belgas irão proibir importações de produtos produzidos em assentamento ilegais, eles irão fazer “uma revisão das políticas de compras públicas com empresas israelenses” e restrições ao acesso ao consulado belga para cidadãos que vivem em assentamentos ilegais.

Fonte: Correio do Brasil

Lula diz que Brasil não teme sanções dos EUA por julgamento de Bolsonaro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (2) que não há motivo para o Brasil temer eventuais sanções dos Estados Unidos em razão do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Durante agenda em São Paulo, Lula ressaltou que a soberania brasileira deve ser respeitada e criticou a tentativa de interferência externa.

“O que está acontecendo nos EUA é que ele desacreditou de qualquer coisa que tínhamos como conhecimento na história da humanidade: de um governo se meter a julgar o comportamento da Justiça de outro país. Acho que as pessoas precisam aprender a respeitar. Cada um toma conta do seu terreiro”, disse Lula.

O presidente brasileiro também direcionou críticas ao republicano Donald Trump, que voltou à Casa Branca em janeiro de 2025. Lula classificou o comportamento do americano como “inacreditável” e afirmou que ele não foi eleito para se comportar como “imperador do mundo”.

Segundo Lula, a condução das tratativas com os EUA está a cargo do vice-presidente Geraldo Alckmin, do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Ele ressaltou que o Brasil já recorreu à Organização Mundial do Comércio (OMC) em casos de medidas comerciais unilaterais adotadas por Washington.

O presidente demonstrou confiança de que Trump perceberá a necessidade de negociar. “Sinceramente, eu espero que, em algum momento, aconteça alguma coisa na cabeça do presidente Trump, e ele perceba: ‘Puxa vida, tem que negociar’. Não só com o Brasil, mas com a China, a Índia, a Venezuela, com todo mundo”, afirmou.

Lula destacou que a construção de um mundo pacífico depende da cooperação entre os países e reforçou que o Brasil integra um continente reconhecido internacionalmente como zona de paz. As declarações foram dadas após ele prestar condolências no velório do jornalista Mino Carta, em São Paulo, acompanhado de ministros e dirigentes do PT.

Fonte: DCM

Saiba como foi o 1º dia do julgamento de Bolsonaro e mais sete réus

Defesa do ex-presidente será ouvida nesta quarta-feira

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu, por volta das 17h55, o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais sete réus do núcleo 1 da trama golpista.

O julgamento será retomado nesta quarta-feira (3), a partir de 9h, quando serão ouvidas as sustentações dos advogados de Bolsonaro; do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno; ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira e do general Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro e candidato à vice na chapa de 2022.

Quem são os réus?

  • Jair Bolsonaro – ex-presidente da República;
  • Alexandre Ramagem – ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
  • Almir Garnier – ex-comandante da Marinha;
  • Anderson Torres – ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal;
  • Augusto Heleno – ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI);
  • Paulo Sérgio Nogueira – ex-ministro da Defesa;
  • Walter Braga Netto – ex-ministro de Bolsonaro e candidato à vice na chapa de 2022;
  • Mauro Cid – ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

Primeiro dia

Pela manhã, o relator, ministro Alexandre de Moraes, leu o relatório da ação penal, documento que contém o resumo de todas as etapas percorridas no processo, desde as investigações até a apresentação das alegações finais, última fase antes do julgamento.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, defendeu a condenação de Bolsonaro e dos demais acusados.

Foram destinadas oito sessões para análise do caso, marcadas para os dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro.

A votação que vai condenar ou absolver os réus deve começar somente nas próximas sessões. As penas podem passar de 30 anos de prisão.  

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Sustentações

Após intervalo para almoço, os ministros começaram a ouvir as sustentações dos advogados dos oito réus.

A primeira a falar foi a defesa de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. O advogado defendeu a manutenção do acordo de delação premiada e negou que o militar tenha sido coagido pelo ministro Alexandre de Moraes e integrantes da Polícia Federal a delatar.

Em seguida, o advogado do ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Alexandre Ramagem negou que tenha sido determinado o monitoramento ilegal de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e de desafetos políticos do ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo o advogado Paulo Renato Cintra, Ramagem apenas “compilava pensamentos do presidente da República”.

defesa do almirante Almir Garnier negou nesta terça-feira (2) que o militar tenha colocado as tropas à disposição da tentativa de golpe de Estado para reverter o resultado das eleições de 2022.  

Último a se manifestar neste primeiro dia de julgamento, a defesa do ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal da Justiça Anderson Torres classificou chamada minuta do golpe encontrada pela Polícia Federal (PF) como “minuta do Google”. 

Crimes

Os réus respondem no Supremo pelos crimes de:

  • Organização criminosa armada,
  • Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito,
  • Golpe de Estado,
  • Dano qualificado pela violência e grave ameaça, 
  • Deterioração de patrimônio tombado.

A exceção é o caso do ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Abin Alexandre Ramagem, que, atualmente, é deputado federal. Ele foi beneficiado com a suspensão de parte das acusações e responde somente a três dos cinco crimes. A possibilidade de suspensão está prevista na Constituição.

Fonte: Agência Brasil

Israel ataca Cidade de Gaza e avança com tanques; 19 mortos

Israel enviou tanques para o interior da Cidade de Gaza e detonou veículos com explosivos em uma área de subúrbio, o que resultou na morte de pelo menos 19 pessoas nesta segunda-feira (1º), de acordo com autoridades palestinas e testemunhas. A ofensiva faz parte do plano de Israel de assumir o controle total da Faixa de Gaza.

A ação ocorreu no momento em que a Associação Internacional de Acadêmicos de Genocídio aprovou uma resolução afirmando que as ações de Israel em Gaza cumprem os critérios legais de genocídio. Israel não respondeu imediatamente aos relatos do ataque, nem à declaração da associação. Em outras ocasiões, o país negou as acusações de genocídio.

Civis em meio ao conflito

Moradores da região, como Mohammad Abu Abdallah, relataram o terror da noite de ataques. “Foi uma noite de horror, as explosões não paravam e os drones não paravam de sobrevoar a área”, disse Abdallah. Folhetos lançados por militares israelenses orientaram os residentes a se dirigirem imediatamente para o sul, avisando sobre a expansão da ofensiva para o oeste.

O Ministério da Saúde de Gaza informou que, nas últimas 24 horas, pelo menos 98 palestinos foram mortos pelo fogo israelense em todo o enclave. O ministério também relatou nove mortes por desnutrição e fome, incluindo três crianças. Israel contesta esses números, alegando que as mortes foram causadas por outras condições médicas.

Fonte: MSN

O velho e o mundo

Por Yasmim Lima Teixeira – Graduada em Pedagogia pela Ufal


Um dia, um cachorro disse ao seu dono que queria viajar de carroça. O homem, já velho e
frágil, não tinha forças para carregar o animal, mas o amava profundamente. Pensativo, ele
refletiu: “De que me serve um cachorro infeliz?” Levantou-se com dificuldade e foi até a
cabeceira da cama, onde guardava uma caixa com dinheiro antigo. Decidido a atender ao desejo
do cachorro, dirigiu-se ao comércio mais próximo para comprar um cavalo.
Ao mostrar seu dinheiro ao vendedor, este, um homem alto, loiro e de olhos assustadores,
respondeu com rispidez:
— Não usamos esse tipo de dinheiro aqui.
— Que tipo de dinheiro aceitam, então? — perguntou o velho, confuso.
— Dinheiro do nosso país. Essas moedas que me mostras são do reino inimigo.
O velho arregalou os olhos. Não sabia que suas moedas tinham perdido o valor.
— Eu não sabia… Como poderia saber? Não saio da minha cabana há muito tempo.
Abalado pela descoberta, o velho caminhou pela cidade, tentando entender o que havia
mudado. Notou que as pessoas falavam uma língua estranha, vestiam roupas diferentes, e até os
cheiros e sabores tinham se transformado. Era uma nova paisagem, uma nova realidade. Sentiu o
coração bater mais rápido, uma dor profunda no peito, um vazio que parecia rasgar sua alma. Seu
corpo tremia, a boca molhada, a garganta seca. Quis vomitar. O mundo ao seu redor girava e
desmoronava em caos; tudo parecia desintegrar-se.
Ele se perguntava: “Por que tudo mudou? Quanto tempo faz que não vejo pessoas?”
Sentiu-se enlouquecer. De repente, a imagem do cachorro desapareceu de sua mente. “Carroça?
Por que uma carroça?”, pensou. O sol ardia em sua cabeça, sufocando-o. O velho começou a
adentrar-se em si mesmo, até sentir o sangue pulsando em suas veias, como se pudesse ver seus
órgãos — coração, pulmão, estômago — de fora para dentro.
Cego para o mundo exterior, não ouvia quem o chamava, não via nada além de seus
próprios pensamentos. Afundou em um desespero silencioso. Então, sentiu algo quente escorrer
por suas pernas. Havia se mijado. Percebeu que negligenciara suas necessidades básicas,
controlado apenas pelo medo. Seu corpo falhara; apenas sua mente restava. Parado ali, mijado e
vulnerável, o velho sentiu o calor da urina acalmá-lo. Era um alívio estranho, mas trouxe um
momento de paz.

A transformação ao seu redor despertou nele uma dúvida profunda sobre sua própria
existência. Sentia-se como um fantasma, velho, sem valor. Perguntou-se: “Como posso existir em
um mundo que não entendo?” Sem respostas, ele voltou-se para seu cachorro. O animal, que
antes falava, agora estava em silêncio. O velho havia deixado de acreditar, mas não percebeu que
essa descrença era justamente o motivo do silêncio do cachorro. Ele abandonara suas crenças
diante de uma única experiência. As mudanças e o velho não podiam coexistir; as crenças que
alimentam um matam o outro.
Foi então que o velho lembrou-se do motivo original de sua jornada: o cavalo. Ele retomou
sua busca, decidido a encontrar um lugar onde seu dinheiro tivesse valor, para comprar um
cavalo, um burro, qualquer animal que lhe servisse. Olhou para seu cachorro e, com tristeza,
pensou: “De que me serve um cachorro infeliz?”
E, sem perceber, matou o cachorro em sua mente.

Grito dos Excluídos 2025: saiba onde e quando atos da manifestação vão ocorrer

Movimento mobiliza trabalhadores com o lema ‘Cuidar da Casa Comum e da Democracia é luta de todo dia’

Neste 7 de setembro, o Grito dos Excluídos e Excluídas volta às ruas do Brasil para a sua 31ª edição. A tradicional manifestação marca um contraponto popular ao desfile cívico-militar do Dia da Independência.

Neste ano, dezenas de cidades em todas as regiões do país receberão atos, debates e mobilizações que buscam dar voz às pautas e lutas dos trabalhadores e ressignificar a data.

A edição de 2025 tem como lema: “Cuidar da Casa Comum e da Democracia é luta de todo dia”. De acordo com a organização, o tema central, que se conecta com o contexto global de crises climáticas e sociais, reforça a defesa intransigente da democracia e a importância do cuidado com o meio ambiente.

“É muito importante que a gente traga esses elementos para as ruas, para as praças, nas nossas faixas, nossos cartazes, essa defesa sobre a democracia e de que nós aqui não aceitamos golpes ou ingerências que venham do imperialismo”, afirma Rosilene Wansetto, integrante da rede Jubileu Sul e Articulação Nacional do Grito.

O movimento busca ampliar o debate sobre soberania nacional e participação popular, em um cenário de ameaças à democracia e aos direitos sociais tanto no Brasil quanto em outras nações.

Além disso, este ano o Grito dos Excluídos vai às ruas em defesa do Plebiscito Popular e terá mutirões para coleta de votos. A iniciativa promove uma consulta nacional sobre a redução da jornada de trabalho, o fim da escala 6×1 e o imposto para os super-ricos.

Mapa de atividades

Ao longo de toda a semana da Independência, o Grito dos Excluídos promoverá atividades em diversas cidades. O período também é considerado emblemático por coincidir com o julgamento dos atos golpistas de 8 de janeiro.

Além de caminhadas e atos públicos, a programação inclui processos de formação, seminários, debates, rodas de conversa, vigílias inter-religiosas e expressões culturais, como poemas e canções.

Confira a programação em todas as regiões. Os atos que não têm data específica ocorrem em 7 de setembro.

Nordeste

Bahia: em Salvador, a manifestação terá concentração às 9h na Praça Campo Grande. Haverá também o “9º Gritinho” para crianças e adolescentes, no dia 5 de setembro, das 8h30 às 12h, no Centro Educacional Paulo VI.
Ceará: em Fortaleza, a reunião para a manifestação no dia da Independência será na Praia do Futuro, às 8h, com caminhada até a comunidade Raízes da Praia.
Pernambuco: no Recife, a concentração será às 9h no Parque Treze de Maio. No dia 5 de setembro ocorrerá uma vigília inter-religiosa, na sede do Movimento dos Trabalhadores Cristãos (Rua Gervásio Pires, 404).
Rio Grande do Norte: o ato começa às 9h da manhã, na Praça das Flores, Petrópolis.
Sergipe: em Aracaju, o movimento será na Praça da Catedral Metropolitana, a partir das 9h da manhã.

Norte

Amapá: o ato em Macapá será na Avenida Cabral, pela manhã.
Amazonas: em Manaus, a manifestação será no dia 5, com concentração às 15h, seguida de mística às 16h e caminhada às 16h30.
Pará: em Belém, a concentração será às 9h na escadinha do cais do porto, seguida de caminhada até a Praça da Prefeitura.
Roraima: Boa Vista terá eventos começando às 15h30, no palco Aderval da Rocha, em frente à Praça Germano Sampaio, no bairro Pintolândia. O ato será marcado por manifestações culturais, música, arte e resistência popular.

Centro-Oeste

Distrito Federal: a agenda será na região central de Brasília, na Praça Zumbi dos Palmares, em frente ao Conic, a partir das 10h.
Goiás: Goiânia terá concentração a partir das 8h30 na Estação Ferroviária – Praça do Trabalhador.
Mato Grosso: em Cuiabá, o ato começa na Praça Cultural do Jardim Vitória, às 7h30.
Mato Grosso do Sul: em Campo Grande, o Grito dos Excluídos terá início no cruzamento da Rua 13 de maio com Dom Aquino, às 8h.

Sudeste

Espírito Santo: Vitória abre a concentração às 8h, na Praça Portal do Príncipe, próximo à rodoviária.
Minas Gerais: em Belo Horizonte, a marcha começa às 9h, na Praça Raul Soares.
Rio de Janeiro: na cidade do Rio, o ato “Quem manda no Brasil é o povo brasileiro” está marcado para 9h, com concentração na Rua Uruguaiana com a Presidente Vargas, e café da manhã solidário.
São Paulo: na capital paulista haverá manifestação na Praça da Sé, a partir das 7h, com café da manhã para pessoas em situação de rua, ato às 9h e caminhada às 10h30. Também no estado, a cidade de Aparecida receberá a Romaria das Trabalhadoras e dos Trabalhadores, com concentração na basílica velha às 7h.

Sul

Paraná: em Curitiba, o protesto será no Território indígena Kogûnh Jamã, às margens da BR 277 Rondinha, Campo Largo, às 4h30.
Santa Catarina: haverá manifestação em Joinville no dia 6, com acolhida de peregrinos, caminhada e momento orante, com missa campal às 15h.
Rio Grande do Sul: Porto Alegre terá concentração às 10h30, no espelho d’água do Parque da Redenção, e com ato final na Ponte de Pedra, Largo dos Açorianos.

Fonte: Brasil de Fato

Lula lidera em todos os cenários eleitorais, aponta Real Time Big Data

Levantamento mostra presidente à frente em disputas contra Bolsonaro, Tarcísio, Michele Bolsonaro, Ratinho Jr. e Eduardo Leite, consolidando favoritismo

A pesquisa nacional do instituto Real Time Big Data, realizada entre 28 e 30 de setembro de 2025, confirma a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em todos os cenários eleitorais testados para a sucessão presidencial de 2026. O levantamento ouviu 2.500 pessoas em todo o Brasil e tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança.

Na pesquisa espontânea — quando não são apresentados nomes de candidatos — Lula aparece com 29% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro, com 21%. Tarcísio de Freitas marca 3%, Ciro Gomes e Michele Bolsonaro 1% cada. Brancos e nulos somam 11% e 31% não souberam ou não responderam.

Cenários estimulados

Nos cenários estimulados, em que nomes são apresentados ao eleitor, Lula mantém vantagem em todas as simulações:

  •  Contra Tarcísio de Freitas: Lula 42%, Tarcísio 40%. Romeu Zema aparece com 4% e Renan Santos com 2%.
  •  Contra Michele Bolsonaro: Lula 43%, Michele 37%. Zema tem 5% e Renan 2%.
  •  Contra Jair Bolsonaro: empate técnico, Lula 43% e Bolsonaro 43%. Zema surge com 4% e Renan 1%.
  •  Contra Bolsonaro e Michel Temer: Lula 42%, Bolsonaro 39% e Temer 11%.
  •  Contra Ratinho Jr.: Lula 45%, Ratinho Jr. 21%. Zema tem 10% e Caiado 4%.
  •  Contra Eduardo Leite: Lula 45%, Leite 17%. Zema aparece com 11% e Caiado com 5%.

Rejeição e votabilidade

O levantamento também mediu a rejeição. Lula registra 25% de eleitores que dizem votar nele “com certeza” e outros 23% que “poderiam votar”. Já 39% afirmam que não votariam no presidente em nenhuma hipótese. Bolsonaro, por sua vez, tem 22% de votos certos e 26% de potenciais votos, mas também lidera em rejeição: 40% dizem que não votariam nele de jeito nenhum.

Lula apresenta maior força no Nordeste, chegando a 56% em cenários estimulados, contra 20% de Ratinho Jr. e 13% de Eduardo Leite, por exemplo. Já Bolsonaro mantém desempenho mais competitivo no Sul, onde chega a 57% contra 33% de Lula.

A pesquisa Real Time Big Data reforça a resiliência eleitoral de Lula, que lidera em todos os cenários testados, mesmo diante de diferentes adversários. O resultado mostra que, apesar da polarização com o bolsonarismo, o presidente mantém-se como favorito para disputar e vencer um novo mandato em 2026.

Fonte: Brasil 247

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS