O deputado estadual Valdir Barranco (PT-MT) encaminhou ao Ministério do Meio Ambiente e ao Ibama uma denúncia contra o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), por suposta prática de garimpo ilegal dentro do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, segundo informações da Veja.
A prática estaria sendo promovida pela Mineração Casa de Pedra, localizada na estrada velha da Chapada, em uma Área de Proteção Ambiental nas margens do Parque Nacional. O governador é sócio da empresa, que também tem entre os administradores o filho dele, Luiz Antonio Taveira Mendes.
A companhia tem autorização concedida pela Agência Nacional de Mineração (ANM) para explorar ouro perto da região.
Segundo o deputado, o empreendimento teria sido expandido para a área do Parque Nacional. Ele pede que as supostas irregularidades sejam investigadas. A denúncia contra o governador foi encaminhada ao Ibama no último dia 17.
As licenças concedidas à Casa de Pedra pela ANM estão no nome de Valdinei Mauro de Souza. Ele é conhecido como Ney Garimpeiro, bilionário do garimpo e alvo de investigação da Polícia Federal por compra de mercúrio ilegal em 2022.
A Maney Minerações LTDA, empresa de Mauro Mendes, também é uma das sócias da Casa de Pedra. A empresa foi adquirida em sociedade entre o governador do Mato Grosso e Ney Garimpeiro, e já foi alvo de investigação por suposta fraude na compra. Ambos foram absolvidos pela Justiça em 2022.
À Veja, a assessoria de imprensa de Mauro Mendes citou apenas a participação de Luiz Antonio Taveira Mendes no negócio. “O filho do governador é acionista minoritário da empresa e a área de mineração está totalmente fora dos limites do parque”, diz o texto.
Fonte: DCM