Os servidores públicos estaduais de Alagoas, através de suas entidades representativas, realizaram no dia 26/05, na Fetag, um Seminário em defesa do AL Previdência. O evento que contou com a presença de dezenas lideranças sindicais, teve como palestrantes o professor de economia da Ufal, José Menezes Gomes, a procuradora Cecília Carnaúba e o advogado José Carlos Fernandes Neto.

Em sua exposição, o professor Menezes explicou que os ataques contra o sistema previdenciário dos servidores alagoanos está dentro da ofensiva do Banco Mundial e do FMI de privatizar a aposentadoria. Também foi assinalado pelo professor os riscos de investir no mercado os fundos dos servidores, já que o mercado é incerto e existe um histórico de crises e isso termina por provocar perdas para os fundos de pensão e de aposentadoria como aconteceu nos EUA.

A procuradora Cecília Carnaúba fez uma fala técnica, mostrando a atuação do Ministério Público Estadual para conter os abusos de gestão e desvios de recursos do AL Previdência. Já o advogado José Carlos, que representa os servidores no Conselho Fiscal, conclamou os sindicalistas a discutirem mais sobre a situação do AL Previdência, já que o fundo pertence aos servidores e que a gestão deve ser mais transparente.

Ao final do Seminário, os participantes adotaram uma série de iniciativas para mobilizar as categorias em defesa do AL Previdência. Para Izael Ribeiro, presidente do Sinteal, “a luta continua pela devolução das 304 escolas repassadas pelo governo do Estado ao Fundo Garantidor”. O vice-presidente do Sinduneal, professor Luizinho assinalou que “o Seminário serviu para esclarecer, tirar dúvidas e iniciar uma mobilização unificado contra os desmandos que o AL Previdência está vivendo, já que os desvios de recursos que foram feitos poderá inviabilizar o pagamento dos aposentados e pensionistas”.

Deixe uma resposta