Ontem a tarde, 13/10, dia que a UNEAL completou 51 anos, se firmando enquanto instituição que tem como essência a formação de professores, o grupo de docentes que pleiteiam a ampliação de carga horária de 20 para 40h, majoritariamente formado por professores das licenciaturas, esteve reunido com o Secretário de Educação Rafael Brito, numa reunião organizada pela Deputada Jó Pereira a pedido da professora Natercia Lopes e apoiado pelos demais membros do Movimento pelas 40h e pelo sindicato da categoria.
O grupo é formado por 41 professores que desde 2011 lutam por valorização salarial e, consequentemente, pelo reconhecimento profissional por seus trabalhos desenvolvidos na instituição.
Cabe ressaltar que os trabalhos em pesquisa, ensino e extensão destes professores, chega a atender, direta e indiretamente, 10 mil pessoas.
A professora Natercia Lopes destacou a importância de se ter um secretário de educação sensível às causas da educação superior, e uma bancada que luta pela melhoria da Educação Estadual, formada por Jó Pereira, Paulão e Ronaldo Medeiros.
Várias ações consolidadas pela Uneal foram destacadas pela Deputada Jó Pereira e demais presentes.
O secretário de educação Rafael Brito se comprometeu a defender a causa dos professores que almejam as 40h.
Para o professor Luizinho, diretor do Sindicato dos Docentes da Uneal, essa reivindicação é justa e estruturante, pois não se pode pensar o trabalho docente sem ensino, pesquisa e extensão, trabalho que esses profissionais já desempenham e precisam ser valorizados.
Os docentes saíram da reunião com a sensação de que mais um passo foi dado para a concretização da ampliação da carga horária que levará dignidade a mais de 40 professores que equivalem a 1/3 do corpo docente da Instituição e, que mobilizam 70% das pesquisas e projetos de extensão da Universidade.