Apenas pacientes com indicação hospitalar serão testados até chegada de nova remessa de testes

A prefeitura de Arapiraca suspendeu, a partir desta quarta-feira (24), a aplicação de testes rápidos para diagnóstico da Covid-19 nas unidades de saúde municipais. Os profissionais que trabalham nas UBS, Unidade Sentinela e 5 Centro foram informados da decisão por meio de nota informativa, devido ao baixo estoque disponível no município.

Com isso, as pessoas que procurarem atendimento nas unidades de saúde do município com suspeita de terem sido infectadas pelo coronavírus a princípio não serão testadas. Elas serão avaliadas pelo médico, que poderá fazer diagnóstico clínico, atestando que o paciente está com Covid-19 ou não, com base nos sintomas apresentados e histórico do paciente.

Nota da prefeitura de Arapiraca sobre a suspensão da testagem de pacientes:

Arapiraca registrou um aumento significativo de atendimentos, tanto na Unidade Sentinela quanto no Centro de Triagem do 5º Centro de Saúde. Consequência disso foi o aumento no número de testes feitos.

A regulação de leitos nos hospitais de Alagoas exige a confirmação, via teste ou exame clínico, de infecção por coronavírus. Sendo assim, a Secretaria Municipal de Saúde achou por bem reduzir a disponibilidade de testes para os casos suspeitos de Síndrome Gripal que não apresentam sintomas mais graves.

Os testes existentes serão destinados aos pacientes atendidos na Unidade Sentinela que tenham indicação de internação hospitalar, devido a exigência por parte da regulação estadual.

A Prefeitura de Arapiraca já está com trâmite em andamento para compra emergencial de novos testes, mas ratifica que o atendimento aos pacientes continuam sendo feitos normalmente.

Fonte: Arapiraca 7 segundos

Deixe uma resposta