Em votação secreta ocorrida hoje (24), os vereadores de Maceió, aprovaram por 17 a 8 votos, o veto do prefeito JHC (PSB) ao projeto de lei vereador Galba Netto que acaba com a função de cobrador de ônibus na capital alagoana.

A derrubada do veto foi comandada pelo líder do Prefeito na Câmara, vereador Siderlane Mendonça, em parceria com o autor do projeto e Presidente do Parlamento Municipal, vereador Galba Netto. Com a aprovação do Projeto de Lei 7.480/20, os motoristas assumem a função de cobradores. Mais de 400 cobradores perderão seus empregos com entrada em vigor da nova Lei.

A oposição acusou o Prefeito JHC de fazer jogo combinado na derrubada do veto para não se queimar perante a opinião pública, já que foi sua base aliada que comandou a votação. O prefeito também é criticado porque a lei aprovada vai destruir empregos num momento em que o país atinge níveis de desemprego jamais vistos, o que mostra toda a contradição com o discurso oficial, já que dentre os motivos apresentados, o Projeto de Lei tinha sido vetado pois “a acumulação de funções pode ainda gerar a diminuição de postos de trabalho, o que neste momento, não pode ser admitido, ao revés”.

O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários (Sinttro), protestou contra a derrubada do veto, que tirará o sustento de centenas de trabalhadores e pretende levar o caso para a Federação Nacional da categoria, para ingresso de Ação Direta de Inconstitucionalidade.

Deixe uma resposta