Alexandre Garcia espalhou fake news grotesca de que enchentes no RS são culpa do PT
O ex-jornalista bolsonarista Alexandre Garcia espalhou uma fake news criminosa no canal da revista Oeste, mais conhecida como Faroeste, no YouTube.
Comentando sobre a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul, que até agora deixou 46 mortos, o ex-porta-voz do ditador Figueiredo disse que “é preciso investigar porque não foi só a chuva”.
“A chuva foi a causa original. Mas no governo petista foram construídas, ao contrário do que recomendavam as medições ambientais, três represas pequenas que aparentemente abriram as comportas ao mesmo tempo”, inventou.
“Isso causou uma enxurrada parecida com aquelas que acontecem aqui perto de Brasília, na Chapada dos Veadeiros, e que levam as pessoas e que matam pessoas porque a água vem de repente”.
A cascata prosseguiu: “Imagina a ponte de ferro que caiu, que foi levada: o pilar da ponte tem uma altura que equivale a um prédio de seis andares. E a água subiu de repente”.
Garcia é um canalha irresponsável que precisa ser processado pelo governo federal, bem como os responsáveis pela Oeste, refugos da Jovem Pan. Esse delírio delinquente está no YouTube para quem quiser ver, correndo as redes da extrema-direita.
“Inventar que o Presidente da República mandou reter entrega de ajuda a atingidos por enchente para ‘tirar foto’ não é ‘CRÍTICA’. Inventar fatos para atingir honra de outrem também não é ‘CRÍTICA’. Por isso que a Polícia Federal deve apurar os casos. Não é faculdade, é dever jurídico”, escreveu o titular da pasta no Twitter.
O advogado Geral da União, Jorge Messias, determinou que a Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia investigue a notícia falsa divulgada pelo jornalista. O jornal O Globo foi contrário à iniciativa da AGU e tentou defender Garcia. A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), reagiu à reportagem do periódico da família Marinho. Nas redes, políticos fizeram críticas ao comentarista bolsonarista.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, garantiu nesta segunda-feira (11) as investigações da Polícia Federal (PF) sobre a notícia falsa divulgada pelo jornalista Alexandre Garcia, de que barragens de represas construídas por governo petista no Rio Grande do Sul foram abertas de propósito para inundar o estado.
Fonte: DCM e Brasil 247