Na manhã desta quarta-feira, 20 de outubro de 2021, o Movimento Policiais Antifascismo Alagoas foi recebido pelo Comandante Geral e Pelo SubComandante da Polícia Militar de Alagoas,  Cmt Cel Bittencourt e o SCmt Cel Thúlio, na sede do Comando Geral, em Maceió.

O movimento teve a oportunidade de conversar sobre segurança pública, forças de segurança e o papel das instituições policiais na garantia das liberdades e direitos, na preservação de vidas, na defesa da democracia, da Constituição, e demais preceitos legais, para a construção de uma sociedade cada vez melhor.

Fatores como formação policial, valorização do profissional de segurança pública e seu reconhecimento enquanto cidadão, alem do investimento em inteligência, estrutura e tecnologia, foram apontados como fundamentais para a melhora sistemática dos serviços prestados.

Sobre a discussão atual em torno da inserção de dispositivos de filmagem na atuação policial, tanto o Cel Bittencourt, quanto o Cel Thúlio registraram que esse mecanismo contribui, inclusive, com a proteção do próprio policial que, no desempenho de sua função, expõe-se  cotidianamente a condições adversas.

Um dos objetivos do Movimento Policiais Antifascismo é fomentar o debate sobre políticas de segurança pública, tanto dentro de nossas próprias instituições, quanto com outros setores da sociedade e população em geral.

Ainda nesse sentido, o Comandante destacou que a gestão atual da PMAL tem buscado ouvir as demandas da população, no que tange às questões de segurança, e destacou a importante e necessária aproximação entre o povo e a polícia, enfatizando que as bases comunitárias de polícia são estratégias da política de segurança que visa atender esse quesito, capaz de trazer resultados objetivos nesse sentido e essas bases não só foram reativadas, como devem continuar cumprindo esse papel.

Deixe uma resposta