O político francês concedeu a declaração a jornalistas após a Inglaterra aprovar a extradição de Julian Assange para os EUA
Jean-Luc Mélenchon, que disputa o segundo turno das eleições francesas com o presidente Emmanuel Macron, disse em coletiva de imprensa que, se for eleito primeiro-ministro do seu país, Julian Assange será naturalizado francês.
“Se eu for primeiro-ministro na segunda-feira, Julian Assange será naturalizado francês e condecorado”, afirmou. O Reino Unido aprovou a extradição de Assange, fundador do WikiLeaks, para os Estados Unidos.
Assange tornou-se conhecido internacionalmente em 2010 quando o WikiLeaks publicou documentos considerados sigilosos pelo governo dos Estados Unidos. Entre os vazamentos estavam informações acerca do ataque aéreo a Bagdá em 12 de julho de 2007, e os registros de guerra do Afeganistão e do Iraque.
Em 2015, o WikiLeaks divulgou que Dilma Rousseff e outros 29 integrantes do seu governo estavam sendo espionados pelos EUA.
Brasil 247Jorginho faz crítica xenófoba contra Abel Ferreira após jogo: “desrespeita nosso país e os árbitros”
Brasil 247Lira telefonou para presidente da Petrobrás e falou em consequências de reajustes nos preços dos combustíveis
No Brasil, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (17), em Maceió (AL), que Assange deveria receber um Prêmio Nobel pelas várias denúncias feitas contra as “falcatruas” dos EUA.
O australiano Julian Assange está preso na penitenciária de segurança máxima Belmarsh, na Inglaterra, desde 2019. Antes disso, ele esteve na embaixada do Equador em Londres por sete anos.
Fonte: Brasil 247