Foi uma posse emocionante, representantes do povo brasileiro passaram a faixa presidencial para Lula e milhares de apoiadores tingiram Brasília de vermelho.
Em suas primeiras medidas, o presidente Lula restringiu o acesso a armas, garantiu o pagamento dos R$ 600 às famílias pobres e revogou decretos que impedem combate aos crimes ambientais e a participação social.
Em discurso no Congresso Nacional Lula bateu forte no governo Bolsonaro, na necessidade de incluir os mais pobres no orçamento e na preservação ambiental. Lula chamou o teto de gasto de estupidez e prometeu sua revogação. Depois Lula subiu a rampa, recebeu a faixa presidencial e discursou para os apoiadores no Parlatório.
A noite, durante o Festival do Futuro, evento que reuniu diversos artistas, Lula fez um rápido discurso, onde agradeceu o apoio da militância e do povo brasileiro.
A estrutura do novo governo Lula, terá 37 ministérios, que promete mais eficiência no enfrentamento das questões nacionais, principalmente na elaboração e implementação de políticas públicas.