A privatização não é mesmo um bom negócio para a população. Depois de privatizadas, empresas aumentam como querem a tarifa da água e da luz em Alagoas.
A conta de luz fica mais cara em Alagoas a partir de domingo (19/11). A Aneel aprovou no dia 23/10, um reajuste médio de 17,59% para as tarifas da Equatorial no estado. Nenhuma categoria de trabalhadores em Alagoas teve aumento igual ao aumento da conta de energia: 17,59%. Um abuso!
Já a conta de água em Maceió e região metropolitana terá um aumento a partir de 8 de dezembro. A BRK Ambiental, que assumiu a gestão do serviço em 2021, teve autorização para reajustar a tarifa, considerando o Índice Nacional da Construção Civil, custos de energia, mão de obra e produtos químicos, além do valor da água fornecida.
Ou seja, a conta de água ficará cerca de 10% mais cara para a população. O impacto da conta de água e luz no final do mês já consume boa parte do salário do trabalhador. Esse tipo de aumento é uma consequência direta da privatização. O setor privado aumento o lucro às custas da população.
Redação com G1 e Sindicato dos Urbanitários de Alagoas