O advogado, indicado ao STF pelo presidente Lula, foi aprovado na comissão por 21 votos a 5, e agora a indicação será submetida ao Plenário da casa
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (21/6), por 21 votos a 5, a indicação do advogado Cristiano Zanin ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal. A aprovação será submetida agora ao Plenário do Senado.
Zanin foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no último dia 1º à vaga deixada vaga em abril por Ricardo Lewandowski. A indicação foi elogiada pela comunidade jurídica. O advogado é conhecido por ter atuado na defesa do petista em processos da “lava jato”.
Durante a sabatina, que durou quase oito horas horas, Zanin afirmou que seu único compromisso é com a Constituição, com as garantias, com o amplo direito de defesa e com o devido processo legal.
“Reafirmo o compromisso com o Estado Democrático de Direito expresso em nossa Constituição. Isso significa que continuarei respeitando as nossas instituições democráticas. O Estado democrático de Direito pressupõe a liberdade de expressão e de imprensa. O meu compromisso é com a Justiça, valor fundamental do Estado de Direito.”
Fonte: Conjur