A Câmara Municipal de Vereadores de Arapiraca realizou ontem a noite, 21/03, uma sessão especial para debater a grave crise da Universidade Estadual de Alagoas.

A audiência pública que foi solicitada pelo Sindicato dos Docentes da Uneal, lotou o auditório da Câmara. Treze vereadores prestigiaram a concorrida sessão.

Na abertura dos trabalhos, o presidente da casa, vereador Sérgio do Sindicato explicou que a situação da Uneal era grave e que a Câmara Municipal estava solidária com os professores, funcionários e alunos.

Na sequência, a palavra foi franqueada para o professor Luizinho, presidente do Sinduneal, que detalhou a situação da universidade, onde diversos cursos sofrem com a falta de professores e concluiu afirmando a necessidade de realização imediata de concurso público para professores e técnicos. O reitor Odilon Máximo, o diretor do Campus de Arapiraca, Marcos Alexandre, e os representantes do Sindicato dos técnicos e dos estudantes também fizeram uso da palavra.

Em seguida, os vereadores presentes debateram a situação e apresentaram propostas de ação em defesa da Uneal. Entre as propostas apresentadas, está a criação de uma Comissão de Trabalho, que vai atuar junto aos deputados da região buscando o apoio para a pauta da Uneal e solicitar uma audiência com o governador Paulo Dantas para tratar da situação.

Ao final dos trabalhos, o professor Luizinho convocou os vereadores a participarem junto com a comunidade universitária, de um ato público, no dia 10/04, em Maceió, para cobrar do governador a realização de concurso público e a construção de um restaurante universitário. A convocação foi respondida positivamente pelos vereadores presentes.

Deixe uma resposta