Flávio Show – Funcionário dos Correios

Maceio, 27 de Maio/ 2025

O Brasil tupiniquin ta uma loucura, continuamos de olhos arregalados assistindo os devaneios produzidos pela extrema direita que trabalha incansavelmente contra a patria, patria essa com a maioria de pessoas pobres e que sempre serão as mais afetadas pelo trabalho sujo que ta em curso fora do país ao ponto de influenciar na mesa de casa cidadão que de fato produz em nossa terra.
Por coincidência, essa Reflexão exposta hoje, 27 de Julho remete a um fato que ocorreu em 27 de Julho de 1890, onde um dos maiores artistas do mundo atira em seu próprio corpo ou para alguns, foi alvejado por desconhecidos, morrendo dois dia depois. Esse artista atende pelo nome de Vincent Willem Van Gogh. Mas o que isso tem a ver com as incursões da familicia nos EUA contra o Brasil? Tudo, desde que tenhamos como base uma das suas maiores obras; Os Comedores de Batata.

O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo e com a taxação de 50% imposta pelo Trump o país pode reinaugurar um quadro que havia sumido das galerias nos últimos dois anos em que retratava famílias comedoras de pele de frango, centenas de pessoas buscando ossos na fila do açougue e saques coodenados ao caminhão de lixo em plena luz do dia.
O quadro de Van Gogh é a pintura ideal daqueles que lutam para que o país onde nasceram volte ao mapa da fome, levando famílias inteiras à uma mesa para se alimentarem de batatas, somente batatas.

Ja ficou claro que uma banda abstrata de parlamentares perdeu a noção ou estão bem afinados, cientes e conscientes que defender os EUA gera votos, gera likes nas redes, gera fama e fome com um surrealismo inacreditável.
Essa semana, nem Van Gogh no auge da sua tormenta mental conseguiria fazer uma arte em um quadro com o retrato do Presidente Trump dentro do Congresso brasileiro, mas aqui pintaram. Nem Van Gogh em seus frenéticos dias descansando em seu Quarto em Arles retrataria com tanta textura numa tela com os parlamentares bolsonaristas em frente a Suprema Corte do país acampados em barracas de lona, mas aqui pintaram em óleo, óleo de peroba, claro! Nem Van Gogh teria a coragem de colocar os seus Sapatos e embarcar para outro pais numa perspectiva de pintar o 7 contra a economia do próprio berço, mas Eduardo Bolsonaro calçou e tem gastado muita sola, com um único objetivo de livrar seu pai da cadeia e fazer o povo voltar a comer apenas batatas, apenas batatas. Nem Van Gogh nos mais belos campos de girassois exporia seu alto retrato como salvador da patria, mas o que mais estamos vendo é a extrema direita posar para selfies num enquadramento imperfeito, pois ao fundo só se vê a bandeira americana e nenhum girassol sequer.

Pra finalizar; depois de dias sendo atormentado pela gringa, Lula trabalha incessantemente para que os brasileiros possam ter uma Noite Estrelada, sem ilusões, sem preocupações futuras, sem taxas ou embargos. Lula é o neo realismo e ao mesmo tempo a vanguarda da política mundial, ta no caminho certo, inaugurando obras, investindo em programas sociais e se colocando como candidato que vai “matar” o bolsonarismo nas urnas em 2026. Vamos aguardar e ver se o Nine pinta o quarto quadro de sucesso da sua vida e continue usar as batatas na mesa apenas como acompanhamento da picanha.

Ta confusa a Reflexão, mas Van Gogh também é!

Reflexões* Flávio Show 2025 , ano 05 – Edição 241

Deixe uma resposta