Mais de mil pessoas estiveram presentes no Ato Nacional Constituinte com Lula, neste sábado 02 de julho, na Casa de Portugal em São Paulo. De vários estados do país, jovens, dirigentes sindicais e partidário, parlamentares do PT e movimentos sociais de moradia lotaram o auditório para expressar seu apoio a proposta de uma constituinte com Lula para reconstruir e transformar o Brasil.
Os participantes começaram a chegar ao local do evento logo cedo, mas foi a chegada da delegação do movimento de moradia da Vila Maria e de mais de 100 militantes da Juventude Revolução do PT que empolgaram os presentes e com seus batuques e palavras de ordem incendiaram o evento.
A mesa diretora dos trabalhos foi compostas pelos dirigentes do PT Markus Sokol, Misa Boito e Luiz Eduardo Greenhalgh, pelos vereadores Eduardo Suplicy e Renato Freitas, o ex-presidente nacional do PT José Genoíno, o deputado estadual Betão, o deputado federal Vicentinho, por Juliana Sales da Executiva Nacional da CUT e representantes dos mais diversos movimentos sociais.
Um dos pontos altos do evento, foi a intervenção do vereador Renato Freitas, que foi cassado pelos racistas e fascistas da Câmara Municipal de Curitiba, pela sua postura de enfrentamento aos poderosos e defesa do povo negro. Ele foi aplaudido de pé durante minutos.
Ao final da diversas intervenções em defesa da Constituinte, os presentes aprovaram por aclamação uma carta compromisso que foi lida por Luiz Eduardo Greenhalgh.