United Auto Workers negocia com as três maiores montadoras de automóveis e apresentou o conjunto mais audacioso de demandas de um grande sindicato industrial na era moderna
A United Auto Workers (UAW) entrou em negociações com as três maiores montadoras de automóveis e apresentou o que é, sem dúvida, o conjunto mais audacioso de demandas de um grande sindicato industrial na era moderna, segundo o jornal The Nation. Pesquisadores da Gallup perguntaram aos eleitores pouco antes do Dia do Trabalho com qual lado da disputa entre a UAW e as Três Grandes eles simpatizavam, 75% disseram que estavam com o sindicato. Apenas 19% ficaram do lado das corporações. Uma pesquisa da Morning Consult realizada na semana passada encontrou apoio de 2-1 para a UAW e observou que até as propostas mais ousadas do sindicato – como a demanda por uma semana de trabalho de 32 horas – atraíram significativamente mais apoio do que oposição. Isso é um grande negócio.
A Gallup descobriu que 61% diz que os sindicatos ajudam a economia dos EUA, superando o recorde anterior de 1999 em seis pontos. Dados confirmam que a popularidade geral dos sindicatos está aumentando e que o povo americano passou a acreditar que os sindicatos beneficiam tanto seus membros quanto aqueles que não fazem parte deles, que as organizações trabalhistas melhoram a posição das empresas sindicalizadas e que sindicatos fortes são bons para a economia dos EUA.
O sindicato solicitou um aumento salarial de 46%, melhores benefícios de saúde e aposentadoria, a renovação dos reajustes salariais com base no custo de vida, o fim de diferentes níveis salariais para trabalhadores mais antigos e mais novos, a restauração dos benefícios de pensão definida e uma semana de trabalho de 32 horas com pagamento de 40 horas. O sindicato moderou algumas de suas demandas durante as negociações coletivas com a General Motors, a Ford e a Stellantis – o consórcio internacional de montadoras que agora detém a Chrysler.
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Mas as montadoras – que obtiveram lucros combinados de US$ 21 bilhões nos primeiros seis meses de 2023 sozinhas – alegaram, à medida que se aproximava o prazo de expiração dos contratos existentes da UAW na quinta-feira, que não podiam se dar ao luxo de atender sequer as demandas mais razoáveis e básicas dos trabalhadores. Portanto, à meia-noite, os membros da UAW se juntaram às linhas de piquete fora de algumas fábricas da GM, Ford e Stellantis.
Fonte: Brasil 247