O Sindicato dos Urbanitários de Alagoas completa 80 anos neste sábado (8), mantendo uma trajetória sempre em defesa dos trabalhadores. Os Urbanitários são referência para o movimento sindical, estando presente, ao longo destes anos, em todas as lutas em prol da classe trabalhadora e da sociedade alagoana.

Para a presidente dos Urbanitários, Dafne Orion, o que marca a história deste sindicato é seu compromisso com a defesa da cidadania, indo além da mera luta corporativa. “Somos um Sindicato Cidadão, que defende mulheres, negros, LGBTs, sem-terra, sem-teto e a todos aqueles que lutam por uma sociedade igualitária e fraterna’’, afirma Dafne.

Fundado em 1943, o Sindicato dos Urbanitários de Alagoas conseguiu, ao longo destes 80 anos, sair de um processo de ruptura em plena ditadura, fortalecerse diante de sua base, servir de referência para outros sindicatos urbanos e rurais, tendo a visão estratégica de ajudar a fortalecer a luta declasses.

“Os Urbanitários de Alagoas foram a semente que ajudou a criar a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Partido dos Trabalhadores (PT) de Alagoas, que se tornaram fundamentais para os avanços conquistados pela classe trabalhadora brasileira nos últimos 40 anos da nossa história”, destaca o sindicato.

Com uma visão sempre a frente, os Urbanitários levaram a luta dos trabalhadores para outros campos de batalha, como a política, conseguindo eleger o atual deputado federal Paulão, que também foi vereador e deputado estadual.

“Uma das maiores preocupações nossas no momento é a formação e conscientização política e social dos trabalhadores. Desde 1989, nós realizamos congressos da categoria e, mantemos programa de formação política e sindical para dirigentes e base’’, afirma a presidente Dafne Orion.

“Apesar de todas as dificuldades enfrentadas pela categoria nestes últimos anos, com privatizações da Companhia Energética de Alagoas (Ceal) e dos serviços de água de Alagoas, o sindicato se mantém firme, enfrentando todos os ataques do governo anterior, resistindo contra demissões, precarização dos serviços e aumento das contas de água e energia’’, declara a presidente.

“Nós parabenizamos todos os trabalhadores Urbanitários nesses 80 anos de nossa organização, na certeza de que dias melhores virão, com mais vitórias e novas conquistas”, conclui Dafne.

Fonte: Tribuna Independente

Deixe uma resposta