Teve início ontem, 29 de agosto, no auditório do Ifal Arapiraca, o Simpósio 1822-2022: Bicentenário da Independência do Brasil – A Soberania Nacional em Questão. As Exposições foram feitas pelos professores Luiz Gomes, da Uneal Arapiraca e Fabiano Duarte, do Ifal Marechal Deodoro, e mediada pelo professor José Carlos Pessoa (Uneal). Nas exposições, os professores discorreram sobre os limites da Independência do Brasil, que ao longo desses 200 anos não incluiu a maioria da população brasileira, não realizou a reforma agrária, e que problemas estruturais como distribuição de renda e justiça social persistem.
Os palestrantes também destacaram que as tentativas de desenvolvimento Nacional acabaram sendo sufocada por pressão internacional, em especial do imperialismo estadunidense. Também foi destacado que o golpe de 2016, que derrubou a presidenta Dilma se inseriu uma nova modalidade de intervenção dos Estados Unidos na política interna dos países latino-americanos.
O evento prossegue hoje, com uma mesa sobre “A classe trabalhadora e a luta pela soberania no Brasil e na América Latina”, com exposições dos professores Everaldo Andrade e Antonio Carlos Mazzeo, ambos professores da USP. O evento de hoje pode ser assistindo pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=YlrqboTvapI
As atividades continuarão até sexta-feira. O evento é organizado pelo Curso de História da Uneal Arapiraca e o Curso Superior de Gestão Ambiental do Ifal de Marechal Deodoro e diversos grupos de estudos e pesquisa de ambas as instituições.
Para mais informações sobre o Simpósio: https://www.even3.com.br/bicentenariounealeifal2022/