Ocorreu na tarde de hoje, 03/10, uma ato público de protesto contra a proposta de reforma administrativa de Arthur Lira, que visa desmantelar os serviços públicos no Brasil.
A CUT Alagoas e diversas entidades representativa dos servidores públicos dos três níveis governamentais protestaram contra o projeto de Reforma Administrativa, cobraram recomposição salarial justa para 2024 e valorização profissional.
A proposta, defendida pelo presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP), visa acabar com a estabilidade dos servidores públicos e permitir a entrega dos serviços ao setor privado. Se aprovada, a reforma de Arthur Lira, praticamente acaba com o concurso público, abrindo a porteira para o apadrinhamento político. Além disso, o presidente da Câmara quer empurrar a reforma a qualquer custo, mesmo contrariando a vontade do Poder Executivo, que tem a prerrogativa de encaminhar esse tipo de projeto.
Os servidores acusam Lira de chantagear o Governo Lula em nome do “mercado”, o maior interessado na privatização dos serviços públicos, o que prejudicará a população que depende do SUS, das escolas públicas e dos programas sociais.
Outro ponto destacado pelos manifestantes, foi a necessidade de organizar uma Marcha da Classe Trabalhadora à Brasília pela revogação da reforma trabalhista e em defesa dos direitos e conquistas Sociais. O que para o presidente da CUT Alagoas, Luciano Santos “é necessário para que os trabalhadores cobrem do governo democrático e popular de Lula suas reivindicações.”