Projeto Continuum Curricular tem o objetivo de preencher a lacuna na aprendizagem de Matemática de 542 alunos da rede pública
O ano de 2020 trouxe um cenário novo para todos os professores. Devido ao coronavírus, o modelo presencial teve que ser substituído pelo modelo remoto e isso gerou impactos com a mudança emergencial. A desigualdade estrutural ampliada ou escancarada pela pandemia refletida nos estudantes sem acesso a recursos digitais foram alguns dos efeitos sobre a comunidade escolar.
Uma avaliação de diagnóstico que está sendo realizada por professores e estudantes do curso de Matemática da UNEAL (Universidade Estadual de Alagoas), do Campus de Palmeira dos Índios, tem identificado que no ano de 2020, alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, da rede municipal, tiveram déficit de aprendizagem de alguns conteúdos de Matemática e desenvolveram um projeto para ajudá-los.
O Projeto Continuum Curricular: desenvolvimento de habilidades prioritárias em Matemática é uma parceria da UNEAL com a Secretaria Municipal de Educação de Palmeira dos Índios e funciona como uma espécie de “reforço de Matemática”, onde os graduandos do curso de Matemática ficam responsáveis pelo ensino dos conteúdos da disciplina que não foram aprendidos em 2020, enquanto os professores de sala de aula seguem com os conteúdos da matriz curricular deste ano.
Ao todo, participam do projeto quatro professores da UNEAL, 31 graduandos do Curso de Matemática, 22 professores da rede municipal e 542 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, distribuídos em dez escolas da zona rural e urbana de Palmeira dos Índios. As aulas nestas escolas estão sendo realizadas de forma online e a proposta é que os graduandos em Matemática possam auxiliar as docentes com a aplicação de atividades complementares.
A coordenadora do Projeto, Professora Doutora Natércia Lopes, explicou que diante da pandemia, foi preciso repensar o currículo, reorganizar o planejamento do professor e das escolas numa continuação de 2020, e que a recomendação do MEC é que as Secretarias estabeleçam um planejamento pedagógico que considere a aprendizagem não consolidada no ano passado.
Para ela, a Universidade está cumprindo seu papel dentro da sociedade, pois esse projeto ultrapassa os muros e faz a academia estar presente nas escolas que os graduandos, futuramente, estarão lecionando. “Essa aproximação é um grande desafio que a UNEAL vem vencendo ao articular a teoria estudada nas disciplinas específicas com a prática dentro das escolas, além de proporcionar aos licenciandos em Matemática a vivência no ensino híbrido enquanto estagiários”, enfatizou a coordenadora.
A partir desta articulação da Universidade com a Secretaria de Educação de Palmeira dos Índios, surgiu a revista eletrônica Entre Saberes, Práticas e Ações, que é um canal de disseminação destas práticas exitosas protagonizadas junto aos Professores da rede.