A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) realizou a adesão ao Programa de Escolas Cívico-Militares do Governo Federal- PECIM em janeiro deste ano. A adesão prever a entrega de duas escolas municipais a esse programa de escolas militares.
Os especialistas em educação tem repudiado a adesão ao Programa Nacional que tem um modelo de gestão mais burocrático e menos pedagógico.
A decisão da Semed desagradou à comunidade da escola Antídio Vieira. Desde então, os professores tem se mobilizados para barrar a iniciativa. Em discussão realizada com a comunidade, o Conselho Escolar decidiu de posicionar contra e notificar a Semed, o Conselho Municipal de Educação e o Sinteal de sua posição.
Para o professor Kléber Bezerra, que leciona na escola e foi um dos idealizadores da gestão democrática em Maceió, “Tal projeto de perfil ultraconservador faz parte das estratégias negacionistas, obscurantistas e reacionárias, e que retira a autonomia dos professores que com muito protagonismo educam para a vida nossos alunos”.