Professor da Uneal é candidato a deputado estadual pelo PT
RCP – Quem é o professor Luizinho?
R – Nasci em Anadia e vim para Maceió logo cedo. Estudei em escolas públicas. Participei do movimento estudantil e no PT sou militante desde os anos 80. Sou professor do curso de História da Universidade Estadual de Alagoas, diretor do Sindicato dos Docentes da Uneal e da CUT Alagoas.
RCP – Qual o significado da sua candidatura?
R – Nossa candidatura a deputado estadual pelo PT, surgiu a partir de discussões realizadas com os companheiros do Diálogo e Ação Petista e da direção da CUT e do movimento sindical. Nossa militância visa fortalecer a participação de sindicalistas cutistas nesse processo eleitoral. Definida a candidatura, passamos a contar com o apoio de militantes históricos do PT e de lideranças de diversos sindicatos e movimentos sociais. Nossa candidatura representa o compromisso com a base militante e social do PT e com os compromissos de lutas e bandeiras dos movimentos sociais.
RCP – Como está a campanha e que você tem defendido nela?
R – Estamos percorrendo o estado inteiro, visitando os movimentos sociais e ajudando a militância a organizar a luta para derrotar esse governo genocida e elegermos o presidente Lula, de preferência ainda no primeiro turno. Estamos levantando também as demandas dos movimentos, para que nosso mandato possa dar o apoio às lutas e ser o porta-voz destas no parlamento.
Nossa campanha tem apresentado propostas em defesa da educação, dos servidores e dos serviços públicos. Defendemos o fim das isenções dos usineiros, o fortalecimento da agricultura familiar, a punição da Braskem que provocou o maior acidente ambiental urbano do mundo em Maceió, a desmilitarização da PM, o passe livre estudantil e o fortalecimento e expansão das universidades públicas estaduais. Defendemos o respeito ao voto popular e uma constituinte com Lula para anular a reforma trabalhista, recuperar nossos direitos e os serviços públicos.