Com cartazes contendo cobranças diretas ao presidente Bolsonaro, a Polícia Federal realiza, nesta quinta-feira, manifestações em todos Estados do país para pressionar o governo. O objetivo é obter um aumento salarial superior aos 5% previstos atualmente para todos os servidores públicos. 

Mensagens como “Presidente Bolsonaro, você prometeu, cumpra sua palavra” e “Bolsonaro, honre sua palavra, quem enfraquece a PF fortalece a corrupção” foram exibidas na entrada de superintendências e delegacias da PF em todo Brasil. Delegados e agentes também estão mobilizados na fachada da sede nacional do órgão, em Brasília.

Na próxima segunda-feira, a Associação Nacional dos Delegados da PF (ADPF), que está na organização dos atos de hoje com outras entidades, vai definir se adota medidas mais drásticas contra o governo, como a paralisação da categoria. 

— Promessas de valorização da PF largadas ao vento no final de mandato mostram apenas que o fortalecimento da segurança pública nunca foi prioridade do governo, o que, sem dúvida, tem reflexo no combate à corrupção e nas organizações criminosas — afirmou Lucano Leiro, presidente da ADPF. 

Na semana passada, as entidades de classe da PF se reuniram com o ministro da Justiça, Anderson Torres, e cobraram a reestruturação das carreiras, o que resultaria num reajuste salarial entre 16% e 20%, pedido feito pela categoria para suprir perdas inflacionárias. Havia uma expectativa de que o governo Bolsonaro fizesse algum gesto, mas nenhum sinal foi dado.     

— A PF não pode ser instrumento de marketing eleitoreiro. Há pouco tempo para o atual governo mudar de rumo e passar a valorizar de verdade a principal estrutura de combate à corrupção e ao crime organizado que existe no Brasil — disse Tania Prado, presidente da Federação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (FENADEPOL).

Fonte: O Globo

Deixe uma resposta