Discurso do pontífice ao corpo diplomático exortou pela paz no Oriente Médio e cessar-fogo em todas as frentes de conflito

O papa Francisco discursou na segunda-feira (08/01) para embaixadores de 184 países creditados junto à Santa Sé. O discurso do pontífice tocou em temas atuais, destacando os ataques que Israel perpetra contra Gaza desde outubro de 2023.

A fala do pontífice ao corpo diplomático é um dos momentos mais tradicionais e importantes de cada ano. Para ele, o ataque israelense resultou na morte de milhares de palestinos, na maioria civis, “entre os quais muitas crianças, adolescentes e jovens, e causou uma situação humanitária gravíssima com sofrimentos inimagináveis”. 

Francisco aproveitou o momento para renovar o apelo a todas as partes envolvidas para um cessar-fogo em todas as frentes.

O pronunciamento do papa também relembrou que a população palestina não está recebendo ajuda humanitária o suficiente e pediu que hospitais, escolas e os locais de culto “tenham toda a proteção necessária”. 

Espero que a comunidade internacional avance, com determinação, na solução de dois Estados, um israelense e um palestino, bem como de um estatuto especial, garantido internacionalmente, para a Cidade de Jerusalém, para que israelenses e palestinos possam finalmente viver em paz e segurança”, afirmou.

O pontífice também exortou pela paz nos demais conflitos que estão ocorrendo no mundo, como no Sudão, Ucrânia, Líbano, Síria, Azerbaijão e África. Assim como situações de alta tensão diplomática na América Latina com a Venezuela e Guiana, e o risco de crise que compromete a harmonia social no Peru e Nicarágua.

Fonte: Ópera Mundi

Deixe uma resposta