O site 082 noticia denunciou que o assessor de João Caldas assumiu a diretoria do Fundo de Saúde da capital. Segue a matéria:
Apesar de não ter aparecido em eventos públicos durante a campanha de JHC para prefeito de Maceió, o pai dele, João Caldas, não está fora da gestão do filho. Abocanhou de primeira a diretoria financeira do Fundo de Saúde da Secretaria de Saúde de Maceió, colocando lá Vanderlei Vieira, um fiel assessor desde o seu mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa de Alagoas.
Vanderlei também acompanhou João Caldas em seu mandato na Câmara Federal, onde o parlamentar acabou, em 2018, condenado pela Justiça Federal na Máfia das Sanguessugas, um escândalo nacional envolvendo a compra de ambulâncias e recursos de emendas parlamentares, em esquema de propina supostamente paga a deputados.
A operação da Polícia Federal foi deflagrada em 2006. Segundo as investigações, o grupo liderado pelos empresários Luiz Antônio Vedoin e Darci Vedoin, donos da Planam, pagava propina a parlamentares em troca de emendas destinadas à compra de ambulâncias e materiais hospitalares.
Ainda de acordo com a denúncia, um grupo de parlamentares viabilizava a aprovação das emendas e intercedia nas prefeituras para direcionar as licitações para as empresas da família Vedoin vencerem as disputas. Os pagamentos eram feitos muitas vezes por meio de intermediários para dificultar a identificação dos envolvidos.
Condenado por suposta participação em crime de ordem pública, na área da saúde, o ex-deputado João Caldas, o pai do prefeito de Maceió, está no controle das finanças da Secretaria Municipal de Saúde, por meio de um apadrinhado de sua extrema confiança. Vanderlei cuida ainda das rádios dos Caldas em Maceió e interior do estado.
João Caldas foi deputado federal por dois mandatos, de 1999 a 2006.
Fonte: 082noticia