André Cabral – Radialista, historiador e professor

Pensávamos que esses golpes contra as instituições democráticas tinham ficado no lixo do passado histórico; nas Américas dos anos 1960 -1970 passamos um período antidemocrático no contexto da guerra fria 1945-1989, pairava uma ameaça do comunismo no ponto de vista da política Estadunidense desenvolveu o plano condor cujo o objetivo era enfraquecer os movimentos de esquerda por meio da instauração de ditaduras militares de viés conservador.
Ficamos sem liberdade, sem democracia, censura aos meios de comunicação no Brasil de 1964 á 1980 um golpe civil militar e parte da igreja católica e setores da classe média a justificativa ideológica era ameaça comunista, a Revolução Cubana 1959.
Torturas, assassinatos foram cometidos pelo Estado ditatorial nesse período as líderes estudantis, sindicalistas. Professores, Políticos, cassaram o mandato do presidente eleito democrático João Goulart.
No contexto um Pandemia no limiar do século XXI
O enredo é antigo dos fascistas não aceita o resultado das eleições. um golpe de Estado contra um governo democrático e republicano legalmente instituído na Espanha
Liderado por Francisco Franco. hoje o exemplo veio dos Estados unidos da América, segundo eles os guardiões do iluminismo da liberdade. Provocou tentativa de golpe o ataque, que ocorreu em 6 de janeiro de 2021, foi resultado das repetidas e infundadas acusações feitas por Trump de fraude após as eleições presidenciais. a invasão ao Capitólio

Outro exemplo golpista aconteceu. Em 7 de dezembro de 2022, a ditadura parlamentar no poder no Peru conseguiu concretizar sua prioridade máxima, destituir o presidente democraticamente eleito Pedro Castillo Terrones; No Brasil tentativa de golpe no Brasil começou no período eleitoral os manifestantes se concentram em frente aos quartéis das capitais do Brasil A maior parte dos presentes utiliza roupas nas cores verde e amarelo, e muitos carregam a bandeira nacional. Os presentes carregam cartazes golpistas com “resistência civil” e “intervenção federal”, foi liderado e organizada por Bolsonaro ex-presidente a consonância atos golpistas foi de 8 de janeiro 2023 e sua equipe se deu em Brasília foram uma série de vandalismos, invasões e depredações do patrimônio público cometidos por uma multidão de bolsonaristas extremistas que invadiu o Palácio do Planalto, o Palácio do Congresso Nacional e o Palácio do Supremo Tribunal Federal com o objetivo de instigar um golpe militar contra o governo Lula e restabelecer Jair Bolsonaro como presidente do Brasil.
Seguindo o Lider Donald Trump

Esses movimentos de caráter neofascismo dissemina negacionismo as instituições democráticas a ciências em relação a vacinação, andam pregando que a terra plana, utilizam a rede socias a difusão de Fake News em escala mundial as ideias do racismo, xenofobia, homofobia e misoginia praticas desenvolvidas no passado nos regimes totalitários do nazifascismo de Hitler, Mussolini, Franco e Salazar.

Segundo é professor no Departamento de Relações Internacionais da Unifesp Acácio Augusto
(…) Por isso a oposição a essa forma de fascismo hoje não pode ser a fé nas urnas, mas sim a revolta das pessoas comuns. Ela aparece, por exemplo, entre anônimos praticantes da tática black bloc e os grupos antifa, quase sempre contra as mortes perpetradas por agentes de segurança. Esse é o fogo da antipolítica contra as políticas de segurança, fogo que foi reanimado nesse ano tão trágico de 2020. E como disse o pré-socrático Heráclito: “O fogo realiza e tudo discerne. Fogo!”

Deixe uma resposta