Faltando exatamente duas semanas para que, em 31 de março, acabe a vigência da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu as remoções forçadas durante a pandemia, as ruas são tomadas em todo o país nesta quinta-feira (17). 

Convocados pela Campanha Despejo Zero e por diversos movimentos populares, atos com o lema “Prorroga STF” acontecem nas cinco regiões do Brasil.  

O objetivo é evitar que cerca de meio milhão de pessoas sejam despejadas. 

Organizados em ao menos 21 cidades, protestos acontecem em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Salvador (BA), Maceió (AL), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Belém (PA), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), entre outras.  

Em Maceió, o ato reuniu cerca de 2 mil pessoas e começou na porta do Tribunal de Justiça, onde ocorrerão inúmeras intervenções políticas denunciando a situação de riscos em que se encontram as centenas de famílias ocupadas em Alagoas. Depois, a mobilização seguiu até a porta da Assembleia Legislativa e finalizou na porta do Palácio do Governo.

Para Eliane Silva, coordenadora do MTST, “estamos solicitando do governador Renan Filho que interceda junto a bancada federal para que o STF prorrogue a liminar e assim, evite o despejo de milhares de famílias no Brasil inteiro.”

A manifestação também contou com o apoio de partidos de esquerda, da CUT e sindicatos filiados.

Deixe uma resposta