A Defesa Civil informou, no início da tarde deste domingo (10), que a mina 18, localizada no bairro do Mutange, em Maceió, sofreu rompimento, às 13h15 de hoje. Técnicos do órgão estão monitorando o local em busca de mais informações
Acompanhado de técnicos da Defesa Civil, o prefeito de Maceió, JHC, passou a sobrevoar a área da mina 18, no bairro do Mutange, que sofreu um rompimento em trecho da lagoa Mundaú.
Disse ele que a área da mina está totalmente desocupada, bem como a o entorno dela, não havendo qualquer risco para a população que habita bairros próximos.
Segundo a Defesa Civil, uma das possibilidades levantadas pelos técnicos é de que a água da lagoa, que infiltrou pelo rompimento da mina, leve a uma estabilização do solo. No entanto, há também a avaliação de que a infiltração pode recrudescer o rompimento da mina 18.
A mina 18 da Braskem mantinha o ritmo acelerado afundamento entre a noite do sábado e a manhã deste domingo. O terreno afundou mais 12,5 centímetros nas últimas 24 horas, de acordo com a última nota publicada pela Defesa Civil do município. Com o movimento apresentado, o deslocamento vertical da cavidade chegou a 2,35 metros. A velocidade de deslocamento vertical neste momento é de 0,52 cm por hora.
A Defesa Civil fez um alerta a população por meio de nota oficial. Veja a íntegra:
NOTA DEFESA CIVIL DE MACEIÓ
–A Defesa Civil de Maceió informa que às 13h15 deste domingo a mina 18 sofreu um rompimento, que pôde ser percebido num trecho da Lagoa Mundaú.
No momento, técnicos da Defesa Civil estão monitorando o local em busca de mais informações. A Defesa Civil ressalta que a mina e todo o seu entorno estão desocupados e não há qualquer risco para as pessoas.
Fonte: Gazeta Web e É Assim