Em todo o país, milhares de pessoas foram as ruas pelo fim do governo Bolsonaro neste sábado, 29 de maio de 2021. As manifestações marcam uma retomada das ruas pelos trabalhadores, que recomeçou nos atos do dia 1° de maio, passando pelo dia 13.
Além do “Fora Bolsonaro”, manifestantes exigiram a recomposição do orçamento da educação, vacinas para todos pelo SUS, disseram não à Reforma Administrativa, que ameaça serviços públicos, e levantaram outras reivindicações como a retomada do auxilio emergencial de R$ 600,00.
Em todos os lugares, manifestantes usavam mascaras e procuraram respeitar o distanciamento social.
Em São Paulo, pelo menos 50 mil pessoas saíram da av. Paulista e desceram a rua da Consolação, com palavras de ordem e recebendo uma buzinaços e sinais de simpatia de carros e populares. Segundo Markus Sokol, da direção nacional do PT: “a coisa está virando, ninguém aguenta mais! Fora Boldonaro, e seus generais!”.
Mas não foi só na capital que ocorreram manifestações. Houve também em várias cidades do interior como Santos, Ribeirão Preto e outras cidades.
No Recife, a manifestação teve inicio na manhã e que acabou reprimida pela PM comandada pelo governo do PSB. Uma vereadora do PT acabou agredida, além de vários outros manifestantes. Depois de pressão popular denunciando a truculência policial, o governador está anunciando o afastamento dos responsáveis pela operação.
Uma grande manifestação também lotou a esplanada em Brasília, no Distrito Federal, de onde governa o Genocida de plantão. Ainda na região Centro Oeste, Goiânia também registrou importante manifestação, com a presença de militantes petistas, assim como Cuiabá, em Mato Grosso, estado que também teve manifestações em cidades do interior, como Cáceres.
Milhares de cariocas também tomaram as ruas do Rio de Janeiro
Em Minas Gerais a capital Belo Horizonte também foi inundada por manifestantes. Também houve expressivas manifestações em Juiz de Fora, Uberlândia, Ipatinga e até em pequenas cidades como Santos Dumont.
Outras capitais que testemunharam grandes manifestações foram Maceió, em Alagoas, Aracaju em Sergipe, e Belém do Pará.
Na Bahia, a militância do Dialogo e Ação Petista marcou presença em diversas manifestações, na capital e no interior.
No Ceará, petistas também marcaram presença na carreata e na manifestação de Fortaleza, além de Russas, cidade do Vale do Jaguaribe.
Na capital gaúcha também houve importante manifestação, que arrastou milhares às ruas, assim como em cidades do interior do estado do Rio Grande do Sul como Caxias e São Leopoldo.
O mesmo se pode dizer da capital catarinense, além de outros cidades do interior de Santa Catarina.
Curitiba, a capital Paranaense, também registrou uma manifestação com milhares de pessoas que percorreu diversas ruas da cidade.
O mesmo se pode de dizer de Vitória, capital do Espírito Santo.
Redação com O Trabalho