Pesquisa DATATEMPO: números de Bolsonaro oscilam, e Lula mantém liderança em MG
A segunda rodada da pesquisa DATATEMPO realizada em Minas Gerais para a disputa do Palácio do Planalto mostra o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) à frente do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), tanto no levantamento estimulado quanto no espontâneo.
Em comparação com a última DATATEMPO realizada em todas as regiões do Estado, em julho, o presidente Bolsonaro apresentou queda ligeiramente maior que a margem de erro. Já o petista se manteve estável nas menções do eleitorado ouvido.
Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor, Lula lidera no Estado, alcançando 40,4%. Na anterior, ele obteve 38,7%.
Bolsonaro teve uma ligeira queda acima da margem de erro de 2,63 pontos percentuais. Em julho, o presidente foi escolhido por 25,1%. Agora, obteve 20,1% das citações. A variação dos números pode ser explicada pela piora do cenários econômico, principalmente pela escalada dos preços dos combustíveis, energia elétrica e gás de cozinha.
Para os mineiros, a chamada “terceira via” está entre o Sergio Moro e Ciro Gomes, com leve vantagem para o ex-governador do Ceará. Ciro, tinha no levantamento de julho, 4,6% das intenções e alcança agora 6,1%. Já o ex-juiz oscilou de 5,6 na pesquisa anterior e teve 4,7% agora.
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que luta para ser o candidato tucano à Presidência no ano que vem, manteve 2,5% das intenções nos dois levantamentos. Já o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), saiu de 1% para 1,4%. O senador, aliás, pode deixar o DEM e ir para o PSD para disputar o Planalto.
Foram feitas 1.392 entrevistas domiciliares em todo o Estado, entre 24 e 27 de setembro. O grau de confiança é 95%, e a margem de erro é 2,63 pontos percentuais.
Fonte: O Tempo