O presidente eleito tinha uma leucoplasia – espécie de placas brancas na corda vocal esquerda – que foi identificada no check-up antes da viagem ao Egito. A biópsia mostrou não haver malignidade após procedimento bem sucedido e Lula já teve alta

São Paulo – O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi internado ontem (20) no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para retirar de uma lesão na laringe. O procedimento foi bem sucedido e Lula já teve alta nesta segunda (21), de acordo com boletim médico divulgado às 8h de hoje. O petista foi atendido por equipes coordenadas pelos médicos Roberto Kalil Filho, Rui Imamura e Artur Katz. 

Por volta das 9h, Lula usou as redes sociais para divulgar seu estado de saúde. “Bom dia. Já em casa, depois de um pequeno procedimento ontem. Tudo resolvido e bem. Boa semana para todos”, escreveu. O presidente eleito deve permanecer em sua residência na capital paulista até amanhã, sem agenda pública. 

Antes de sua viagem para a Conferência do Clima da ONU, a COP27, no Egito, na semana passada, Lula havia sido diagnosticado com leucoplasia – espécie de manchas ou placas brancas na prega vocal esquerda. A lesão foi identificada em exames de rotinas realizados no mesmo hospital no dia 12 de novembro. Na ocasião, o boletim médico também apontou que os exames do futuro presidente estavam “normais”. Além de mostrar a “completa remissão do tumor diagnosticado em 2011”. 

Resultado esperado

O exame de nasofibroscopia acabou, no entanto, mostrando uma inflamação na garganta decorrente do “esforço vocal” e “uma pequena área de leucoplasia na laringe”, segundo o documento. Na época, Lula realizou exames de ecocardiograma, angiotomografias e tomografia computadorizada por emissão de pósitrons (PET scan). O novo boletim médico, divulgado nesta segunda pelo hospital, destacou que, após o procedimento, a biópsia mostrou ausência de neoplasia, ou seja, de um tumor. 

O deputado federal e ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT-SP), que acompanhou a cirurgia, afirmou em seu Twitter que o resultado foi o “esperado”. “Lesão benigna, sem qualquer sinal de malignidade. Lula está mais do que pronto para ouvir o diagnóstico da transição e mudar o Brasil”, confirmou o parlamentar.

O presidente eleito iria para Brasília nesta terça (22) para se reunir com a equipe de transição que vem sendo coordenada por seu vice, Geraldo Alckmin (PSB). A agenda do petista, contudo, deve ser adiada para quarta (23), após o procedimento médico.  

Leia a íntegra do boletim médico

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

21/11/2022

8H

O Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada ontem, no Hospital Sírio-Libanês, para a realização de uma laringoscopia para retirada de leucoplasia da prega vocal esquerda. O procedimento mostrou ausência de neoplasia.

Ele teve alta hoje, às 7h45, e foi acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, Dr. Artur Katz, Dr. Rubens Brito, Dr. Rui Imamura e Dr. Luiz Paulo Kowalski.

Dr. Luiz Francisco Cardoso, Diretor de Governança Clínica

Dr. Ângelo Fernandez, Diretor Clínico

Fonte: Rede Brasil Atual

Deixe uma resposta