Pesquisa do Instituto FSB realizada por telefone, contratada pelo banco BTG Pactual e divulgada hoje, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu três pontos e segue na liderança da disputa pela Presidência. O petista tem 44% das intenções de voto, ante 41% registrados na sondagem anterior, realizada na semana passada.

O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, ficou estável com 35% e aparece em segundo. O resultado é da pesquisa estimulada, quando os entrevistados recebem uma lista prévia de candidatos.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) oscilou dois pontos para baixo e ficou com 7%. A senadora Simone Tebet (MDB) também flutuou negativamente em dois pontos e registrou 5%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.

A senadora Soraya Thronicke (União Brasil) ficou estável com 1% das intenções de voto, enquanto o cientista político Luiz Felipe D’Avila (Novo) oscilou de 1% para 0% —ambos empatam tecnicamente. Soraya empata com Tebet no limite da margem de erro. Os demais candidatos não pontuaram.

Nenhum, brancos e nulos somaram 4%; não sabem ou não responderam foram 3%.

O Instituto FSB ouviu 2 mil eleitores por telefone entre 16 e 18 de setembro. O índice de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa custou R$ 128.957,83 e foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-07560/2022.

Pesquisa estimulada: vantagem de Lula sobe para 9 pontos

Lula (PT): 44% Jair Bolsonaro (PL): 35% Ciro Gomes (PDT): 7% Simone Tebet (MDB): 5% Soraya Thronicke (União Brasil): 1% Luiz Felipe D’Avila (Novo): 0% José Maria Eymael (DC): 0% Vera Lucia (PSTU): 0% Sofia Manzano (PCB): 0% Leonardo Péricles (UP): 0% Padre Kelmon (PTB): 0% Nenhum/branco/nulo: 4% Não sabe/não respondeu: 3%.

Pesquisa espontânea: Lula sobe três pontos; Bolsonaro oscila um para cima

O instituto FSB também fez um levantamento das respostas espontâneas, quando os entrevistados não recebem uma lista prévia de candidatos. Nesse cenário, Lula também subiu três pontos, enquanto Bolsonaro oscilou um ponto para cima. Hoje, o ex-presidente tem 42%, e o atual chefe do Executivo, 34%. Ciro oscilou dois pontos para baixo, de 6% para 4%; já Tebet foi de 5% para 3%. Os dois estão tecnicamente empatados, dentro da margem. Os entrevistados que citaram outros candidatos foram 2%. Os que disseram que não votariam em ninguém foram 6%, e os indecisos, 9%. Lula (PT): 42% Jair Bolsonaro (PL): 34% Ciro Gomes (PDT): 4% Simone Tebet (MDB): 3% Outros: 2% Não voto: 6% Indecisos: 9%.

Fonte: Uol

Deixe uma resposta