Nesta segunda-feira, 25, o presidente Lula participou de um almoço de Natal no Hotel de Trânsito da Base Aérea de Brasília com 30 repatriados de Gaza, sendo 16 brasileiros e 14 familiares. O encontro foi marcado por sua defesa fervorosa pela criação de um Estado palestino.

Durante a refeição, Lula expressou seu compromisso contínuo de trabalhar com a ONU para viabilizar a criação do Estado palestino, visando assegurar a paz para os povos envolvidos.

Vale lembrar que este é o terceiro grupo repatriado, totalizando 1.555 pessoas e 53 animais domésticos resgatados pelo Brasil desde o início do conflito.

Lula ainda lamentou mortes de mulheres e crianças na guerra no Oriente Médio, destacando que “não é humanamente possível aceitar o que está acontecendo na Faixa de Gaza”, assim como “a destruição de todo o patrimônio que foi construído pelo povo palestino”. 

Terceiro grupo

terceiro grupo brasileiros e parentes resgatados da Faixa de Gaza pousou em Brasília na manhã do sábado. 

Inicialmente, o Itamaraty informou que 32 pessoas deixaram a Palestina mas, segundo informações da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pela aeronave, 30 embarcaram. Foram 14 crianças, 11 mulheres e cinco homens. Os dois passageiros que ficaram de fora do voo acabaram não deixando o local por questões médicas.

Os repatriados deixaram a Faixa de Gaza na quinta-feira (21) e foram recebidos no Egito por autoridades da embaixada e transportados da fronteira até a capital Cairo, onde passaram uma noite. O mesmo voo da FAB que deixou o Egito na sexta (22), levou, na ida, seis toneladas de ajuda humanitária, incluindo purificadores de água e equipamentos para geração de energia.

Fonte: O Cafezinho e GauchaHZ

Deixe uma resposta