País se torna o primeiro do mundo a tornar o aborto um direito constitucional. Várias centenas de pessoas reuniram-se na Praça do Trocadéro para acompanhar a transmissão do anúncio feito pelo Congresso e, depois, comemorar a decisão, nesta segunda-feira (4/3)
Nesta segunda-feira (4/3), às 18h48, o Congresso da França aprovou a inclusão, em sua Constituição, do direito das mulheres do país à opção pelo aborto, independente de violação sexual.
Várias centenas de pessoas se acumularam na Praça do Trocadéro, em Paris, para acompanhar a transmissão ao vivo da votação e a leitura do resultado final da decisão.
O Parlamento da França é composto por 925 assentos, sendo 348 na chamada câmara alta, o Senado, e 577 assentos na câmara baixa, em que participam os deputados da Assembleia Nacional Francesa.
O quórum teve 852 votos emitidos e eram necessários 512 para a aprovação do Projeto de Lei constitucional, que venceu esmagadoramente por 780 contra 72.
“Sim, bastante. Obrigado. Obrigado por ela“, disse a deputada que leu o resultado. “O Congresso aprovou o projeto de lei constitucional relativo à liberdade de recurso à interrupção voluntária da gravidez, aprovado por maioria de três quintos dos votos expressos“, que agora será “transmitido ao Presidente da República” Emmanuel Macron. “Obrigado“.
Fonte: Urbs Magna