Cem anos depois da sua primeira e única exibição (privada), o segundo filme de Dziga Vertov, “História da Guerra Civil“, será exibido ao público pela primeira vez numa exibição única no sábado, a 20 de novembro de 2021, durante o Festival Internacional de Documentários de Amesterdão (IDFA).
Há muito tempo considerado perdido, “História da Guerra Civil” cobre os eventos da Guerra Civil na Rússia (1918 – 1921), que aparecem em ordem cronológica. Assim como no primeiro filme de Vertov, “O Aniversário da Revolução“, vemos uma obra cinematográfica que captura um período histórico crucial do século XX. Além disso, inclui vários personagens históricos, líderes do governo soviético e do Exército Vermelho, como Leon Trotsky, Kliment Voroshilov, Semyon Budyonny, Fedor Raskolnikov, Ivar Smilga, Sergo Ordzhonikidze e outros.
O historiador de cinema Nikolai Izvolov, que em 2018 também trouxe “O Aniversário da Revolução” de Vertov ao IDFA, restaurou o filme – um trabalho que levou dois anos a completar. Uma descrição da obra foi preservada pelo cineasta russo Grigory Boltyansky (1885-1953) e armazenada no Arquivo de Literatura e Arte de Moscovo. A partir dos textos de Boltyansky, Nikolai Izvolov começou a pesquisar as peças dos materiais originais armazenados em diferentes arquivos. Finalmente, ele conseguiu reunir quase todas as partes dos filmes de 35 mm, digitalizá-los e montá-los num filme de 94′. A única cena que falta no original é uma que apresenta Estaline, a qual não foi encontrada.
Originalmente mudo, o filme será acompanhado por música ao vivo da Anvil Orchestra. Os músicos Roger Miller e Terry Donahue, ex-membros da Alloy Orchestra, compuseram a banda-sonora do filme e vão atuar no IDFA.
Fonte: C7nema