O protesto ocorreu hoje, 03/02, em frente ao Cepa. Parentes de usuários do serviço de saúde homecare protestaram contra ameaça de transferência dos pacientes para o HGE, já que o Estado de Alagoas tem dívida não paga com o prestador de serviço.
A crise começou no dia 01/04, quando os parentes de usuários do serviço de homecare foram avisados que os pacientes iriam ser transferidos para o Hospital Geral do Estado, porque desde maio de 2022 que o governo do Estado de Alagoas não repassa o pagamento dos serviços para a empresa prestadora de serviço. Na nota a empresa Saúde e Suporte Homecare avisa aos usuários que “Se em 5 dias o Estado não prover o pagamento, os pacientes serão hospitalizados”.
Diante da gravidade da situação os familiares se organizaram e foram ao Ministério Público Estadual cobrar as providências legais e organizaram uma manifestação de protesto em frente ao Cepa.
A manifestação chegou a bloquear parcialmente o trânsito na avenida Fernandes Lima, uma das principais avenidas de Maceió. A Secretaria Estadual de Saúde enviou um representante para falar com os manifestantes e anunciar que uma parte da dívida com a empresa estava sendo quitada.
Os familiares de pacientes na situação de homecare, em função da gravidade e da especificidade desses atendimentos, esperam que a prestação de serviço não seja interrompida e seus familiares transferidos para o HGE. Com a palavra o governador Paulo Dantas.