A Equatorial aumentou a tarifa em 17,59%, enquanto a inflação foi de 4,18% nos últimos 12 meses.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça-feira (23) o reajuste tarifário anual de 2023 da Equatorial Alagoas. Com isso, a conta de luz vai ficar, em média, 17,59% mais cara a partir de domingo (28).
De acordo com a Aneel, os valores do reajuste foram impactados pelas despesas relacionadas aos componentes financeiros, além de custos com encargos setoriais e custo de energia.
A decisão da empresa em reajustar a tarifa de energia elétrica, com aval da ANEEL, irritou profundamente os consumidores alagoanos. Para a dona de casa Maria Cícera, que mora no Tabuleiro, o “aumento é absurdo e teremos que cortar alguma coisa para puder pagar esse aumento”.
Já para o professor Luiz Gomes, da Universidade Estadual de Alagoas e representante do Movimento Unificado dos Servidores Públicos, “Estamos com perdas salariais enormes, o governador não quer repor nossas perdas, e para piorar, a Equatorial faz tarifaço. É inaceitável. A Eletrobrás precisa ser reestatizada”.
A Eletrobras Alagoas foi vendida por 50 mil reais para a Equatorial. Na época, o Sindicato dos Urbanitários de Alagoas e os movimentos sociais, denunciaram a “privatização” como crime ao patrimônio público.