Uma pesquisa eleitoral divulgada neste domingo (26), para o governo do Rio Grande do Sul, mostra o PT à frente. Segundo os dados, Edegar Pretto, filiado ao Partido dos Trabalhadores, é o primeiro colocado nas intenções de voto. Em segundo lugar, aparece o ministro de Bolsonaro, Onyx Lorenzoni, do Democratas. Outros nomes aparecem embolados logo abaixo.
O levantamento foi feito pelo Atlas Político e mostra que Pretto conta com 18,6% das intenções de voto. Ele está numericamente à frente de Onyx, que tem 17,8%. Os dois estão em situação de empate técnico, ao se considerar a margem de erro da pesquisa. Esta é a primeira pesquisa em que o petista surge à frente e o coloca como o favorito para as eleições 2022.
Edegar Pretto e os adversários
Se o petista está liderando, a disputa pelo terceiro lugar está acirrada. Três nomes aparecem empatados tecnicamente na posição, e nem estão muito longe dos líderes. Heinze, do PP, tem 9,2%, enquanto Pedro Ruas do PSOL está com 8,4%. Já Beto Albuquerque, do PSB, tem 7,8%. A pesquisa ainda mostra Ranolfo (PSDB), com 4,5%, seguido de Moreira (MDB), com 3,5%.
Com esses números, um estado que era considerado bolsonarista sofre uma reviravolta. Onyx dava como certa sua vitória, mas agora pode demonstrar preocupação com os números. Enquanto isso, o PT surge como forte para vencer em mais um estado.
Fonte: DCM