Na quinta-feira (27), uma reunião com entidades do movimento estudantil foi realizada para discutir o Projeto de Lei do vereador Dr. Valmir (PT) que estabelece o passe livre para os estudantes de Maceió.
Durante a reunião, as lideranças estudantis expressaram seus pontos de vista:
Para Willames Nunes, representante da Juventude Revolução do PT, o projeto deve ser protocolado o mais rápido possível, pois o prefeito JHC tem falado de passe livre, mas sem qualquer projeto enviado à Câmara Municipal.
Michael Wanderson, Coordenador Geral do Diretório Acadêmico dos Cursos Tecnológicos da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (DATEC-UNCISAL), lembrou que o passe livre é uma reivindicação antiga dos estudantes.
Já para Roniel Rodrigues, representante secundarista, essa luta diz respeito a todos os estudantes, independentemente de ser do nível superior ou básico.
Adrielly, do Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFAL), avaliou a necessidade de se incluir no Projeto de Lei do vereador a extensão ao passe livre para pós-graduandos e vestibulandos que não estejam mais ligados ao ensino regular, visto que o artigo 6º da Constituição Federal, base para o Projeto de Lei, abre margem para sua inclusão.
Por fim, o vereador Dr. Valmir se comprometeu com as indicações feitas pelos estudantes na apresentação do texto do projeto e assumiu o compromisso de protocolar o mesmo no mesmo.
Para os estudantes o projeto de lei protocolado, vai estimular a luta estudantil e para começar a mobilização um abaixo assinado em apoio a iniciativa já está sendo elaborado, bem como uma série de mobilizações.