Em reunião realizada hoje, 15/12, na Secretaria de Planejamento e Gestão, os Sindicatos de docentes e técnicos da Uneal relataram os casos de sobrecarga de trabalho e adoecimento vivido pelos profissionais e cobraram a realização imediata de concurso público.
A Universidade Estadual de Alagoas vem passando por processo de esvaziamento do corpo técnico e docente, que junto com a falta de uma política de assistência estudantil, tem provocado um grande índice de evasão dos alunos. Recentemente, o Campus de União dos Palmares paralisou as atividades em protesto.
Para o reitor Odilon Máximo, apesar da grave situação, a Uneal tem cumprido seu papel institucional, “formando alunos para as redes municipais e estadual no interior do estado”.
Para o professor Luizinho, presidente do Sinduneal, “os docentes e técnicos estão adoecendo diante da sobrecarga de trabalho, e se, o concurso não for realizado, as categorias poderão realizar greve”.
O secretário de planejamento e gestão, Gabriel Albino Nepomuceno falou que era favorável a realização do concurso e apresentou uma proposta de reunião com o governador Paulo Dantas em janeiro, “para definir a forma e o cronograma do concurso.”