As redes estaduais de ensino do país estão oferecendo ao menos 1.526 opções de disciplinas no novo Ensino Médio, segundo levantamento feito pela Folha de S.Paulo com as Secretarias de Educação estaduais. Criadas sob o argumento de que tornariam essa etapa mais próxima aos interesses dos estudantes, a nova estrutura do currículo escolar vem sofrendo protestos em todo o país.

Estudantes e professores afirmam que as disciplinas foram implementadas de forma desorganizada, sem estrutura nas escolas e preparo do corpo docente para dar aula sobre diversos temas. Eles ainda ressaltam que o itinerário não permite o aprofundamento nas áreas de conhecimento, e na prática, ocupam o tempo na escola com atividades sem benefícios para a formação escolar.

Em algumas escolas, por exemplo, são oferecidas aulas como “RPG-conquistadores do mundo”, “Torne-se um milionário” ou de esportes radicais.

O novo ensino médio foi organizado em duas partes: 60% da carga horária dos três anos dessa etapa são comuns a todos, com as disciplinas regulares. E os outros 40% são formados por optativas.

Desta forma, os alunos devem escolher em qual área querem aprofundar os estudos, entre cinco opções gerais: matemática e suas tecnologias; linguagens e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas; e ensino técnico profissionalizante.

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