O golpe que tirou Dilma e o PT da presidência, a operação Lava Jato e os governos de Temer e Bolsonaro, são os responsáveis por afundarem a indústria no Brasil
Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que 36,6 mil unidades de produção industrial fecharam no Brasil de 2015 a 2020. São 17 indústrias fechadas por dia no país, em média.
Antes de 2015 o Brasil possuía 384.721 fábricas e no final do ano passado o seu número estava reduzido para 348,1 mil.
Esse fenômeno não é recente. Há muitos anos o país sofre com um processo de desindustrialização. Nos últimos 10 anos, a participação da indústria no Produto Interno Bruto brasileiro caiu quase 7%.
No fim do ano passado, segundo estimativas da Confederação Nacional da Indústria (CNI), só 20,4% da riqueza produzida no país era gerada pelas fábricas. Este é o menor índice desde 1947, quando a pesquisa começou a ser feita. Em 2010 essa taxa era de 27,4%. Porém, nos últimos dois anos o ritmo da desindustrialização se acelerou, sobretudo no ano passado.
1,2 milhão a menos de empregos industriais
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Brasil perdeu 1,251 milhão de empregos industriais em 2020.
Nunca antes, desde 2012 quando a pesquisa começou a ser feita, o Brasil perdeu tantos empregos na indústria em um único ano.
Desta forma o país fechou 2020 com 10.914 milhões de trabalhadores na indústria, outro recorde negativo.
Sony fecha fábrica no Brasil
Depois da Ford, e outras multinacionais, agora a Sony anunciou em 1 de março que fechará sua fábrica no Brasil. Instalada desde 1972 a fábrica do Amazonas chegou a ter três mil trabalhadores, mas progressivamente foi demitindo funcionários até chegar a 1,3 mil em 2018. Agora, a fábrica fechará definitivamente e demitirá 220 funcionários.
Em janeiro outra empresa do grupo de eletrônicos, a Semp Toshiba, iniciou demissões. Foram 450 trabalhadores demitidos sem aviso prévio durante a troca de turno. Também em janeiro a 3M anunciou que fechará sua fábrica de produtos odontológicos em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Serão demitidos mais 120 operários.
Fonte: O Trabalho