Ocorreu ontem a noite, 18/04, na Quadra dos Bancários em São Paulo, um ato-debate sobre a guerra na Ucrânia e suas consequências na Europa. A exposição ficou a cargo de Lucien Gauthier, dirigente do Partido Operário Independente-POI da França e editor do jornal Informações Operárias. O evento foi promovido pelo agrupamento interno do PT, Diálogo e Ação Petista.

Participaram da manifestação contra a guerra na Ucrânia, os dirigentes nacionais do PT Luis Eduardo Greenhalgh, Markus Sokol e Misa Boito, o ex-presidente do PT José Genoino, o vereador Eduardo Suplicy e dirigentes do PT de São Paulo.

A guerra na Ucrânia é um assunto que interessa vivamente aos trabalhadores de todos os países. O conflito, iniciado por Putin mas alimentado pela Casa Branca, OTAN e União Europeia, provocou manifestações de protesto em muitos pontos da Europa, inclusive na própria Rússia.

Lucien Gauthier relatou que a guerra não interessa aos povos e suas consequências como o aumento do preço do trigo e da fome em escala global. Gauthier condenou o papel de Putin, de Biden e da OTAN na guerra em que o povo ucraniano é feito refém. Relatou também as manifestações contra a guerra que ocorreram em Berlim, nos primeiros dias das operações militares a ação dos trabalhadores do aeroporto de Pisa, na Itália, que se recusaram a embarcar uma carga de armas e explosivos para a Ucrânia, carga fraudulentamente apresentada como de remédios e alimentos.

Durante o Ato-debate foi distribuída uma declaração contra a guerra e ramos de trigo, simbolizando a solidariedade com o povo ucraniano e ao final do evento, o hino da Internacional operária foi cantado pelos presentes numa expressão da fraternidade entre os povos e da luta contra a guerra.

Deixe uma resposta