Em sessão virtual nesta segunda-feira (5), o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para condenar mais 29 pessoas por envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro, que tentaram derrubar os três Poderes da República. Com isso, o número de condenados pelo 8/1 chega a 59. A sessão virtual será concluída nesta segunda-feira, e ainda há a possibilidade mudança de votos.

Os réus deste julgamento fazem parte do grupo que invadiu o Palácio do Planalto e o Senado Federal, portando armas e bandeiras antidemocráticas. Eles foram denunciados por crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado e deterioração de patrimônio tombado.

As penas propostas variam de 11 a 17 anos de prisão, mas ainda serão definidas antes do final do julgamento porque há divergência entre os ministros. O relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, propôs as penas mais altas, seguido pelos ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia. Os ministros Cristiano Zanin e Edson Fachin votaram pela condenação, mas sugeriram penas mais baixas.

O julgamento, que começou em dezembro, foi realizado em plenário virtual, uma modalidade que permite aos ministros votarem a distância, sem a necessidade de sessões presenciais.

No total, 1.354 investigados respondem por participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, que estão respondendo a ações penais no STF.

Fonte: Orla Notícias

Deixe uma resposta