Desde que a obra de duplicação da AL 101 norte começou, que os atritos com os moradores se aguçaram. No início, a obra ameaçava destruir a área verde do loteamento Gurgury. Mas, a resistência dos moradores impediu e a obra teve que ser desviada.
Depois foi a vez dos moradores enfrentarem uma nova batalha com a Prefeitura, devido as obras de saneamento básico que colocavam uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE) no meio da praça da Guaxuma, prejudicando a população.
Para os moradores, que não são contra a rede de saneamento, mas, reivindicam que a Prefeitura encontre um local mais adequado, essas ações deslocadas e sem discussão com a comunidade visam favorecer a especulação imobiliária.
Com novas mobilizações eles conseguiram defender a praça, mas, segundo os moradores, a Prefeitura decidiu colocar a EEE na área verde do loteamento Gurgury, já palco de enfrentamento no início da duplicação da AL 101.
Diante das manobras, os moradores pressionam a Prefeitura para que até o dia 30, o poder público encontre uma solução que garanta a rede de esgoto, mas, preservando o meio ambiente.