Os servidores da Funasa reivindicam a revogação da MP 1156, que extingue a pasta e transfere atividades para outros órgãos do governo federal
Os servidores públicos da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) realizaram nesta sexta-feira, 13/01, às 9 horas, uma manifestação na Fundação. A manifestação fez parte da Campanha Nacional contra a EXTINÇÃO da FUNASA e a favor de sua REESTRUTURAÇÃO/FORTALECIMENTO. A extinção da Funasa foi publicada na segunda-feira, dia 02 de janeiro. Por meio da Medida Provisória- MP 1.156/2023 e faz parte das primeiras mudanças na estrutura do governo que estão sendo feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, empossado dia primeiro de janeiro deste ano. As atividades da fundação serão transferidas para outros órgãos de governo.
Dezenas de servidores e lideranças indígenas participaram do ato público em Maceió. A Funasa realiza papel importante no atendimento das populações interioranas. Para o presidente da Asmisal (Associação dos Servidores do Ministério da Saúde), Samuel Monteiro a Funasa “precisa de mais investimentos e reestruturação para melhorar o atendimento da população”.
A Funasa é uma fundação pública vinculada ao Ministério da Saúde e tem o seu trabalho voltado para a promoção e proteção da saúde, implementando ações especialmente na área de saneamento para prevenção e controle de doenças. Sua sede fica em Brasília e cada estado tem uma superintendência.