Obra de Kleber Mendonça Filho foi escolhido Melhor Filme em Língua Não Inglesa; artista baiano faturou prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama

Um ano depois da façanha de Fernanda Torres com Ainda Estou Aqui, o cinema brasileiro voltou a triunfar no Globo de Ouro, desta vez com O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, que venceu não apenas um, mas sim dois prêmios, dos três aos quais concorreu. O filme também ganhou na categoria de Melhor Ator em Filme de Drama, com Wagner Moura.

A primeira estatueta da noite para o Brasil chegou na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, repetindo o feito por Central do Brasil em 1999.

Mendonça dedicou o prêmio aos jovens cineastas: “este é um momento muito importante para se fazer filmes, aqui nos Estados Unidos e no Brasil. Jovens americanos, façam filmes.”

Ele também elogiou o ator brasileiro: “obrigado, Wagner Moura. Que ator! Um grande ator e um grande amigo, essa combinação é explosiva”.

Nesta edição de 2026, O Agente Secreto conquistou a categoria, superando Foi Apenas um Acidente (França/Irã), A Única Saída (Coreia do Sul), Valor Sentimental (Noruega), Sirat (Espanha) e A Voz de Hind Rajab (Tunísia).

Wagner Moura

O filme brasileiro ganhou seu segundo prêmio da noite na categoria de Melhor Ator em Filme de Drama, cujo vencedor foi Wagner Moura.

Na disputa, o artista concorreu contra Joel Edgerton (Sonhos de Trem), Oscar Isaac (Frankenstein), Dwayne Johnson (Coração de Lutador), Michael B. Jordan (Pecadores) e Jeremy Allen White (Springsteen: Salve-me do Desconhecido).

Ao subir ao palco, o ator brasileiro agradeceu ao diretor do filme, “Kleber, você é um gênio e um irmão”, e mencionou o trauma da ditadura militar. “O Agente Secreto’ é um filme sobre memória — ou a falta dela — e sobre trauma geracional”.

“Eu acredito que o trauma pode ser passado de geração para geração, os valores também podem. Esse prêmio é para aqueles que resistem com seus valores em tempos difíceis”, acrescentou, ao comemorar a premiação, em português: “viva o Brasil, viva a cultura brasileira”.

‘O Agente Secreto’ recebeu duas estatuetas no Globo de Ouro de 2026
Victor Jucá / Divulgação

Melhor Filme de Drama

Vale lembrar que O Agente Secreto também concorreu ao prêmio na categoria Melhor Filme de Drama, mas acabou sendo superado pela obra Hamnet, dirigida pela cineasta chinesa Chloé Zhao.

Também disputaram esta categoria os filmes FrankensteinFoi Apenas um AcidenteValor Sentimental e Pecadores.

Fonte: Ópera Mundi

Deixe uma resposta