Em meio ao cessar-fogo com o Hamas na Faixa de Gaza, as Forças de Defesa Israelenses (IDF, como é chamado o exército do país) baleou ou feriou seis palestinos, neste sábado (25/10), de acordo com a emissora cataria Al Jazeera.
No campo de refugiados de Nuseriat, as IDF realizaram um ataque a drones que feriu quatro pessoas, de acordo com o o Hospital al-Awda.
A ofensiva foi anunciada por meio de um comunicado no X das IDF. Segundo as forças israelenses, o ataque aéreo foi realizado “visando um terrorista da [resistência palestina] Jihad Islâmica que planejava realizar um ataque iminente contra as tropas das IDF”. Contudo, não apresentaram provas ou mais detalhes do suposto militante.
“Tropas da IDF no Comando Sul estão posicionadas na área de acordo com o acordo de cessar-fogo e continuarão a operar para remover qualquer ameaça imediata”, acrescentou o comunicado.
Os feridos somam-se às 93 vítimas que Israel fez desde a implementação do cessar-fogo, em 10 de outubro. Apesar do acordo, a Organização das Nações Unidas (ONU) alerta que pelo menos 1,5 milhão de palestinos precisam de “assistência emergencial”, enquanto retornam aos escombros de suas casas no enclave.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, responsável pelo plano de cessar-fogo ativo, exigiu também neste sábado (25/10) que a paz em Gaza “seja duradoura”.
Segundo o republicano, “os esforços para estabilizar Gaza estão avançando e uma força internacional será enviada à região em breve”, referindo-se às etapas seguintes do acordo.
Fonte: Ópera Mundi





