Durante a sessão de ontem (23), os vereadores de Maceió se articularam para derrubar o veto do prefeito JHC (PSB) ao Projeto de Lei de autoria do vereador Galba Novaes Neto (MDB) que acaba com o emprego de centenas de cobradores e obriga os motoristas a dupla função, dirigir e receber a passagem dos usuários do sistema de transporte urbano.
A votação que jogaria os cobradores no desemprego em plena pandemia só não aconteceu porque o sistema eletrônico de votação da Câmara quebrou. Mas, a matéria deverá ser votada hoje a tarde em nova sessão.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários (Sinttro), a categoria rodoviária de Maceió vem sofrendo com uma série de medidas que precarizam a situação de trabalho nos ônibus e colocam em risco o emprego de centenas de cobradores.
Ainda segundo o Sindicato, é um absurdo que vereadores defendem uma medida dessa em plena pandemia, que provocará a demissão de centenas de cobradores que são pais de família e que vai aumentar ainda mais a exploração dos motoristas.